Cinema Lista

10 finais chave de ouro

By on novembro 30, 2012


Por Rafael Lopes

Sabe quando você vê um filme, e o filme vai se desenvolvendo muito bem, te prende, te surpreende e aí no fim acaba bem basiquinho, sem lá muita inspiração, apenas um ato final agradável e só? Talvez não seja frustrante, mas fica aquela coisa de que poderia ser melhor. Só que existe também, no meio de tanta obra prima, finais que fazem valer o tempo investido no filme, que fecham com chave de ouro tudo que foi construído, e que já de cara ganha pra sempre lugar cativo no coração dos cinéfilos. É sobre isso esse top 10, onde escolhi os filmes com meus finais preferidos, que são simplesmente sensacionais.

Ah, só uma coisa, caso você tenha cometido a heresia de não ter visto nenhum filme da lista, veja senão pedirei pro Zé do Caixão jogar uma praga!

 

10 – Casablanca (1942 – dir. Michael Curtiz)

Um final digno a algo que sempre foi sincero. Acho que isso define muito bem o ato final de Casablanca. A tensa despedida na fuga Victor Lazlo (Paul Henreid) entre os ex amantes Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa (Ingrid Bergman) é carregado de paixão e um melancólico sentimento de despedida realmente emocionante. Um baque para quem esperava um final feliz, mas uma decisão dolorosa e entendida simplesmente porque era preciso. E outra, pra quem sempre terá Paris viva na memória, não haverá saudade que destrua a paixão.

 

9 – O Bandido da Luz Vermelha (1968 – dir. Rogério Sganzerla)

Um dos maiores filmes nacionais de todos os tempos, esse sensacional filme é carregado de uma malandragem, uma ironia, e tanta referencia ao cinema que o final não poderia ser diferente: junte tudo isso e temos um final inesquecível e digno de tornar esse filme inesquecível. A música, o fim do mundo, o policial bobão e o bandido que se liberta, é simplesmente genial, nada menos que isso!

 

8 – Amnésia (2000 – dir. Christopher Nolan)

Filme que revelou Christopher Nolan para o cinema é um belo diamante lapidado para resistir ao tempo. Além do filme ser soberbo, é original, inventivo, interessante e brilhante. O conto de tras pra frente do ex agente de seguros que quer vingar a morte da esposa, e sofre de perda de memória recente (e não Amnésia, como o titulo do filme erroneamente indica) é um final surpreendente e que assim como tudo na história catalisa uma explosão sentimentos e revelações que vão além de tudo que foi produzido no filme. É sensacional!

 

7 – Quanto Mais Quente, Melhor! (1959 – dir. Billy Wilder)

Fácil fácil uma das maiores e melhores comédias de todos os tempos. E por mais que o filme seja hilário por completo, as palavrinhas mágicas “Well, nobody’s perfect” (“Ora, ninguém é perfeito”) fazem toda a diferença, e credenciam esse final a entrar nessa lista sem pestanejar!

 

6 – O Pagamento Final (1993 – dir. Brian DePalma)

O ato final desse filme é impecável, por si só um dos momentos mais angustiantes já filmados, uma perseguição no metrô que eleva o clímax a maior potencia possível. Quando finalmente tudo parece caminhar para o que torcemos o tempo todo, eis que Benny Blanco aparece, e claro que lembramos desse filha da puta!

 

Anterior1 de 2Próximo
TAGS
RELATED POSTS
9 Comments
  1. Responder

    Thiago Alves

    dezembro 5, 2012

    Faltou Sixth Sense…

  2. Responder

    Hermes Tessaro De Mello Affonso

    dezembro 7, 2012

    Só faltou “O Circo”, de Chaplin. Pra mim não existe final mais bonito que aquele.

  3. Responder

    Bruna Lopes

    dezembro 11, 2012

    Outro final maravilhoso foi o de “Pierrot Le fou” do gênio Godard

  4. Responder

    Alisson Soares

    julho 14, 2013

    O primeiro filme que me veio à cabeça foi “Seven”. Creio que caberia na lista.

  5. Responder

    Farias

    julho 14, 2013

    Sem Seven? Jogos Mortais? O Sexto Sentido? Poxa :/

  6. Responder

    carlos

    julho 14, 2013

    faltou luzes da cidade, simplesmente sensacional

  7. Responder

    Matheus Patrício

    julho 15, 2013

    Ah eu poderia facilmente tirar ” Cães de Aluguel”, e colocaria o final do Oldboy, coreano… o final é totalmente surpreendente e insano! Faz a gente compreender muito bom a extensão dos planos daquele vilão Doentio.
    De qualquer maneira, Seven também merecia estar na lista =D

  8. Responder

    Renato Leão

    julho 15, 2013

    Não vi todos os filmes citados mas nossa esses finais aqui são de lascar o cérebro: Carlito's Way, Blade Runner, Psycho e Cães de Aluguel e eu sei que você comentou ali do Vertigo e o fim dele tambem é sensacional.

  9. Responder

    Eduardo Ferreira

    outubro 10, 2015

    segredo dos seus olhos,merecia um menção honrosa (otima lista)

LEAVE A COMMENT

Conheça nossa loja!
Conheça nossa loja!
Pesquisar
Newsletter