, ,


10 temas de filmes de terror

10 temas de filmes de terror

Por Rafael Lopes

O que torna um filme de terror inesquecível?

Você pode dizer que são suas imagens chocantes; ou também que são os sádicos monstros e suas atrocidades; pode dizer que os sustos ou a assustadora fantasia das criaturas que buscam sangue matando pessoas por aí. Sendo cinema uma reunião de vários artifícios que resultam em algo único e singular, em se tratando de um filme de terror, além dessas e de outras respostas que vierem à pergunta que abre este texto, o que mais marca num filme de terror é a trilha sonora. É aquela música que será a trilha dos pesadelos após uma boa sessão curtindo esses momentos do cinema. Nessa lista, 10 assustadores temas foram escolhidos para deixar seu sono ainda mais “interessante”. Boa leitura.

10 – Pavor na Cidade dos Zumbis (City of the Living Dead – Lucio Fulci)

O filme é fácil um dos mais assustadores feitos e a música tema bate como martelo, anunciando o apocalipse em forma de mortos vivos que levantam de seus túmulos para o banquete final na terra. Fabio Frizzi cria um tema intenso e perturbador que é tranquilamente a música certa para o fim dos tempos.

large_city_of_the_living_dead_blu-ray3x

09 – Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead – George A. Romero)

Clássico do mito do cinemaGeorge Romero, uma das cartilhas para filmes de terror por trabalhar de maneira genial a crescente tensão que perdurará durante suas mais de 2 horas. A música dos Goblins (eles aparecerão nessa lista de novo) é sensacional por dar o tom casando perfeitamente com as situações trabalhadas dentro do filme.

dawn-of-the-dead-1978

08 – Tubarão (Jaws – Steven Spielberg)

John Williams pode ser considerado um gênio por vários motivos. A trilha de Tubarão é só um desses motivos.

Tubarao

07 – Zombie – A Volta dos Mortos (Zombie – Lucio Fulci)

A parceria Fabio Frizzi e Lucio Fulci merecidamente na lista com esse tema que podemos enxergar como a música definitiva para os queridos zumbis. A música toca, o banho de sangue começa.

zombi_2_eye_scene

06 – Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust – Rugero Deodato)

A música tema desse filme é a definição em forma de música da palavra macabra. Sim. Se você não viu o filme e está escutando a música antes de fazê-lo talvez não entenda, mas depois de animais sendo mortos pra valer (tudo de verdade), pessoas sofrendo as maiores bizarrices, amputações, castrações, enfim, tudo de mais doentio que se possa fazer, essa música (de fato uma balada bem tranquila) vai soar devidamente macabra.

cannibal-holocaust

05 – Halloween (Halloween – John Carpenter)

Além de dirigir esse importante filme de terror, Carpenter também é o responsável pela música tema. E assim como o filme, essa pode ser considerada uma de suas obras primas.

halloween

04 – Suspiria (Suspiria – Dario Argento)

Os Goblins de volta com seu trabalho mais notável. A assombrosa trilha sonora desse filme é um show a parte, contribuindo para que Suspiria seja como uma ópera. A ópera do desespero, do medo. Espetacular!

suspiria_ab01

03 – O Exorcista (The Exorcist – Willian Friedkin)

Não basta ser um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, tem que ter uma música que te deixará pensando na Reagan possuída por um bom tempo. A música dos créditos finais é tão angustiante quanto o filme e encerra com chave de ouro esse clássico eterno do cinema.

the-exorcist-and-my-mother-L-rLahZ6

02 – Psicose (Psycho – Alfred Hitchcock)

A música fala por si. Genial, de gelar a espinha.

psicose gif

01 – A Profecia (The Omen – Richard Donner)

Essa música, essa música, meus caros, essa música. Ave Satani é tão absurda e tão vibrante que quando toca, arrepia, amedronta e de maneira imponente te nocauteia e deixa bem claro: tenha medo de mim.

the-omen-original

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments