, ,


Cinema e Bukowski: Filmes e vídeos baseados na vida e obra do velho safado

Cinema e Bukowski: Filmes e vídeos baseados na vida e obra do velho safado

Henry Charles Bukowski Jr, conhecido como Charles Bukowski (nascido Heinrich Karl Bukowski; Andernach, 16 de agosto de 1920 – Los Angeles, 9 de março de 1994) foi um poeta, contista e romancista estadunidense nascido na Alemanha. Bukowski é provavelmente o escritor maldito mais cultuado atualmente, com seu linguajar sujo e intenso, ele convida os leitores para o submundo do álcool, sexo, prostituição, existencialismo, além de versar sobre o indivíduo à margem e as relações humanas. Por esses e outros motivos, ele é sempre lembrado em diversas obras no cinema, compilei os filmes e vídeos em que o velho esta envolvido direta e indiretamente e apresentarei abaixo pra vocês cada um deles. Espero que a lista seja útil. Bom divertimento e uma boa dose de whisky pra todos.

Bukowski at Bellevue (1970)

Embora não tenha sido liberado até os anos 90, esse é o vídeo de uma das primeiras leituras públicas feitas para alunos da Bellevue College, em Washington, no ano de 1970.

Bukowski  (1973) – Direção: Taylor Hackford

Apresenta uma leitura de Bukowski em São Francisco, incluindo tomadas das namoradas e rivais Linda King e Liza Williams. O filme foi feito pela rede pública de televisão de Los Angeles, a KCET.

Charles Bukowski – East Hollywood (1976)

Este filme é um documentário em preto e branco que apresenta tomadas raras de Bukowski e sua namorada Cupcakes, com quem passou a sair depois de brigar com Linda King.

Crônica de Um Amor Louco (1981) – Direção: Marco Ferreri

Serking é um poeta alcoólatra e rebelde que vaga pelo submundo de Los Angeles. Seus textos estão repletos de sexo e degradação. Um dia, ele conhece uma prostituta linda e autodestrutiva chamada Cass, e os dois iniciam um romance de proporções trágicas.

Barfly – Condenados pelo Vício (1987) – Direção: Barbet Schroeder

Baseado na vida de Charles Bukowski. Henry Chinaski é um escritor alcoólatra que inicia um romance cheio de contradições com Wanda Wilcox, outra freqüentadora assídua dos bares de Los Angeles. Neste cenário, surge uma terceira pessoa que vai mudar a relação do casal.

tumblr_mbgoi4Rpo31rhe9pso1_1280

The Charles Bukowski Tapes (1987) – Direção: Barbet Schroeder

O documentário apresenta uma série de entrevistas realizadas por Barbet Schroeder, onde Bukowski fala sobre sua vida e obra.

Crazy Love (1987) – Direção: Dominique Deruddere

O filme conta a história de Harry Voss, que na infância descobre a sexualidade, na adolescência precisa conviver com um caso extremo de acne e na vida adulta vive de bar em bar acabado na bebida. Baseado em três contos de Charles Bukowski.

I’m Still Here (1990) – Direção: Thomas Schmitt

Este filme, de 1990, é um documentário para a televisão alemã filmado a cores por Thomas Schmitt. Inclui tomadas de Bukowski na casa de San Pedro, em seguida à tuberculose.

The Ordinary madness of Charles Bukowski  (1995)

Este filme é parte de um documentário realizado como parte da série da BBC sobre autores modernos intitulada Bookmark. Foi veiculado em primeiro lugar no Reino Unido, depois da morte de Bukowski.

mítico-programa-de-Charles

The man with beautifull eyes (1999) – Direção: Jonathan Hodgson

Este filme, dirigido por Jonathan Hodgson, é uma animação de pouco menos de seis minutos baseada no poema “The Man with Beautifull Eyes”. O curta-metragem foi produzido pela Sherbet para a rede pública de TV britânica Channel Four.

Bukowski Ou Cachorro Cadê a Tua Alma ? (2000) – Direção: Clara Kutner, Patrick Pessoa

A partir da obra de Charles Bukowski, a história de um diálogo improvável entre uma mulher histérica e seu amante bêbado e viciado em corridas de cavalo. Enquanto ela insiste em discutir o relacionamento, ele prefere assistir aos páreos do dia.

Bukowski: Born into This (2003) – Direção: John Dullaghan

Bukowski: Born Into This é o último e mais abrangente documentário sobre a vida do escritor e poeta Charles Bukowski (1920-1994). Nele os fãs irão descobrir o Bukowski que eles sempre imaginaram, e entender como ele realmente foi. O filme traça a sua vida extraordinária, desde abuso infantil, seguindo através décadas de pobreza e alcoolismo, numerosos postos de trabalho, relações turbulentas, empregado nos correios por 14 anos e eua eventual reconhecimento internacional como poeta, romancista e ícone cult do movimento underground.
O diretor John Dullaghan passou sete anos pesquisando e filmando Bukowski: Born Into This, realizando dezenas de entrevistas com parentes, vizinhos, amigos de infancia, colegas de trabalho nos correios , namoradas e outros poetas, bem como amigos ilustres como Bono, Sean Penn, Harry Dean Stanton, Barbet Schroeder e Taylor Hackford.

Factotum – Sem Destino (2005) – Direção: Bent Hamer

Henry Chinaski (Matt Dillon) vive se empregando e sendo demitido de uma série de subempregos, que encontra para tentar bancar sua vida de bebedeiras, apostas em cavalos, mulheres e, principalmente, de escrever livros que nunca serão publicados.

buk-1024x773

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments