, ,


100 filmes para quem gosta de Cinebiografias (Parte 2 de 2)

100 filmes para quem gosta de Cinebiografias (Parte 2 de 2)

Fala Galera! Dessa vez montei uma lista compilando alguns filmes para os fanáticos em Cinebiografias. Fiz uma seleção entre títulos já conhecidos e alguns cultuados pelo grande público, mas também trouxe alguns outros não tão difundidos aqui no Brasil para que todos conheçam. Claro que como sempre essa lista NÃO É DEFINITIVA e nem esta separada por ordem de preferência. Espero que a lista os ajude nas próximas escolhas relacionadas ao tema. Façam suas listas e deixem nos comentários também, isso ajuda os usuários que já conhecem esses filmes e querem conhecer outros. Bom filme e boas experiências a todos!

51 – Henry & June – Delírios Eróticos (1990) – Direção: Philip Kaufman

Em Paris, no início da década de 30, o escritor Henry Miller (Fred Ward) forma um triângulo amoroso com sua mulher (Uma Thurman) e sua amante (Maria de Medeiros), que sente atração por ambos os lados do casal mas, apesar de casada, não se interessa muito pelo marido.

henry e june

52 – Madame Satã (2002) – Direção: Karim Aïnouz

No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua “esposa”; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.

madame satã

53 – Chaplin (1992) – Direção: Richard Attenborough

A vida de um dos maiores gênios do cinema é retratada desde a sua infância pobre até o recebimento de um Oscar Especial. O filme foca também suas várias ligações amorosas e os problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos.

chaplin

54 – Salvador (2006) – Direção: Manuel Huerga

A história real do militante, assaltante de bancos e anarquista Salvador Puig Antich (Daniel Brühl), integrante do grupo Movimiento Ibérico de Liberación, cuja execução em 1974, a última realizada na Espanha com o método do garrote, instalou uma polêmica que ajudou a decretar o fim da ditadura franquista e o retorno da democracia ao país.

salvador

55 – Carlos, o Chacal (2010) – Direção: Olivier Assayas

Com 5h30 de duração, dividido em três partes, Carlos tenta colocar na tela um perfil completo do venezuelano Ilich Ramirez Sanchez, terrorista conhecido como Carlos, o Chacal. Revolucionário profissional, o terrorista venezuelano trabalhou para a causa palestina, para o governo soviético e participou de uma série de atentados pela Europa. O filme narra duas décadas da atribulada vida do terrorista até a sua prisão no Sudão em 1994. Desde a sua prisão, “Carlos, o Chacal”, cumpre uma condenação à prisão perpétua na França.

carlos, o chacal

56 – Sid & Nancy (1986) – Direção: Alex Cox

Uma trágica história de amor e devoção total até a morte. O lendário Sid Vicious, integrante do Sex Pistols, tem sua participação menosprezada pela banda, mas teve uma vida mais agitada e fascinante do que todos os integrantes juntos. Sua vida já tumultuada e autodestrutiva, foi potencializada com a chegada de Nancy. Viciados em heroína e tendo eles juntos como uma droga do outro, Sid & Nancy são os ícones perfeitos da geração punk da década de 1970. Gary Oldman e Chloe Webb impressionam nos papéis centrais, e nos levam numa alucinante viagem aos becos e porões do movimento punk na Inglaterra.

sid e nancy

57 – Assassinos por Natureza (1994) – Direção: Oliver Stone

Essa é a primeira impressão que se tem ao conhecemos Mickey e Mallory, duas pessoas que conseguiram a atenção da mídia matando pessoas, muitas pessoas. Transformados numa versão de Bonnie e Clyde mais violentos, os dois, vítimas de infâncias conturbadas, tornam-se foras-da-lei, amantes e assassinos seriais. O casal viaja pela Rota 66 conduzindo matanças não por dinheiro, nem por vingança, apenas por curtição. Glorificados pelos veículos de notícias, tornam-se lendários por meio dos depoimentos das únicas pessoas que sobrevivem aos seus ataques.

assassinos por natureza

58 – O Solista (2009) – Direção: Joe Wright

O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo.

o solista filme

59 – O Aviador (2004) – Direção: Martin Scorsese

Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como “Hell’s Angels”, que dirigiu. Paralelamente Hughes se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale).

o aviador

60 – A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004) – Direção: Oliver Hirschbiegel

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

a queda

61  – A Lista de Schindler (1993) – Direção: Steven Spielberg

A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.

a lista de schindler

62 – Preciosa – Uma História de Esperança (2009) – Direção: Lee Daniels

Claireece Preciosa Jones sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: “Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Uma história intensa de adversidade e esperança.

preciosa

63 – Séraphine (2008) – Direção: Martin Provost

Cinebiografia de Séraphine Louis (1864-1942)- também conhecida como Séraphine de Senlis, que foi descoberta pelo marchand e crítico de arte Wilhelm Uhde. Colecionador dos quadros de cubistas como Picasso e Braque, Uhde refugia-se, em um momento de crise, em uma casa de campo, onde Séraphine trabalha fazendo faxina e por acaso vem a conhecer uma pintura que ela havia feito e deixado com sua patroa. Considerada louca em seu vilarejo por ser dona de uma personalidade entre servil e absolutamente indomável, Seraphine passou a ser reconhecida como uma das expoentes francesas do grupo de artistas que ficou conhecido como os “primitivos modernos”.

seraphine

64 – Basquiat – Traços de uma Vida (1996) – Direção: Julian Schnabel

Em 1981, um jovem artista (Jeffrey Wright) das ruas é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes. Mas este sucesso repentino e inesperado terá um preço muito alto.

basquiat

65 – Uma Garota Irresistível (2006) – Direção: George Hickenlooper

Edie Sedgwick (Sienna Miller) é uma modelo rica, bela e ambiciosa, que tem sua vida alterada após conhecer Andy Warhol (Guy Pearce), o mais famoso artista plástico de Nova York. Edie passa a frequentar o estúdio de Warhol, onde músicos, artistas e atores se encontram durante o dia para criar arte e à noite para se divertir. Aproveitando a proximidade com Warhol, Edie lhe pede que dê uma ajuda a Danny Quinn (Hayden Christensen), um talentoso músico. Quinn, por sua vez, deseja que Edie se afaste de Warhol, acusando-o de usá-la em seus filmes sem lhe pagar algo.

uma garota irresistivel

66 – Prenda-me Se For Capaz (2002) – Direção: Steven Spielberg

Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

prenda-me

67 – Gia – Fama e Destruição (1998) – Direção: Michael Cristofer

Quando Gia Carangi (Angelina Jolie) chegou a Nova York pela primeira vez, ela era apenas mais um rostinho bonito que trocou a Filadélfia pela remota possibilidade de se tornar modelo sob a tutela da agente Wilhelmina Cooper (Faye Dunaway). A personalidade eletrizante e a potente sexualidade de Gia rapidamente a colocam no caminho das capas das revistas mais caras e vendidas da América. Mas ser amada pelo mundo não é a mesma coisa que ser amada por alguém, e um crescente desejo pode levar Gia a lugares perigosos. E para uma bela garota, no momento mais alto de sua vida, um simples escorregão pode conduzir a uma vertiginosa queda.

gia

68 – À Procura da Felicidade (2006) – Direção: Gabriele Muccino

Chris Gardner é um chefe e pai de família que enfrenta muitas dificuldades financeiras, vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar por serem muito caros. Consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração pelos serviços prestados, porém, persiste pois acredita que poderá ser futuramente contratado. A mulher o abandona e ele é obrigado a tomar conta sozinho do filho de apenas cinco anos de idade. Em meio a todas os problemas, eles são despejados do apartamento onde vivem por falta de pagamento, e têm de dormir em metrôs, banheiros públicos e asilos.

a procura

69 – A Rainha (2006) – Direção: Stephen Frears

A notícia da morte da princesa Diana se espalha rapidamente pelo mundo. Incapaz de compreender a reação emocional do público britânico, a rainha Elizabeth II (Helen Mirren) se fecha com a família real no palácio Balmoral. Tony Blair (Michael Sheen), o recém-apontado primeiro-ministro britânico, percebe que os líderes do país precisam tomar medidas que os reaproximem da população e é com essa missão que ele procura rainha.

a rainha

70 – Os Bons Companheiros (1990) – Direção: Martin Scorsese

Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua “carreira” aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente. Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais.

bons companheiros

71 – Uma História Real (1999) – Direção: David Lynch

Baseado em fatos reais, filme conta a história de Alvin Straight, homem de 73 anos que efetua uma jornada de centenas de quilômetros usando um trator cortador de grama como transporte. O motivo da viagem? Fazer as pazes com o irmão que está gravemente doente.

historia real

72 – A Fera do Rock (1989) – Direção: Jim McBride

O filme é uma biografia do cantor Jerry Lee Lewis (aqui interpretado por Dennis Quaid) e sua explosão meteórica no mundo do rock’n roll nos anos 1950 nos Estados Unidos. Mostra também seu envolvimento com Myra Gale Lewis, com quem casou-se quando ela tinha apenas 13 anos.

a fera do rock filme

73 – The Runaways – Garotas do Rock (2010) – Direção: Floria Sigismondi

O filme conta a história da banda The Runaways, centrada em especial nas integrantes Joan Jett e Cherie Currie. O grupo alcançou imenso reconhecimento como a primeira banda de sucesso de rock formada apenas por mulheres, na década de 70. Além de Jett e Currie, Runaways contava com a baterista Sandy West, a guitarrista Lita Ford e a baixista Jackie Fox. A banda permaneceu unida durante quatro anos, terminado em função de problemas com dinheiro e empresários.

runaways

74 – O Carteiro e o Poeta (1994) – Direção: Michael Radford

Mario (Massimo Troisi) é um carteiro que, ao fazer amizade com o grande poeta Pablo Neruda (então exilado político), vira seu carteiro particular e acredita que ele pode se tornar seu cúmplice para conquistar o coração de uma donzela. Descobre, assim, a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos meios dialéticos de Sócrates-Platão.

o carteiro e o poeta

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments