, ,


7 filmes com temática de futebol no cinema nacional

7 filmes com temática de futebol no cinema nacional

Fala Galera! Dessa vez montei uma lista compilando alguns filmes para os fanáticos em Futebol aqui no Brasil, uma das paixões nacionais de uma maioria gritante de loucos pelo esporte. Fiz uma seleção entre títulos já conhecidos e alguns cultuados pelo grande público, mas também trouxe alguns outros não tão difundidos no circuito comercial para que todos conheçam. Claro que como sempre essa lista NÃO É DEFINITIVA e nem esta separada por ordem de preferência. Espero que a lista os ajude nas próximas escolhas relacionadas ao tema. Façam suas listas e deixem nos comentários também, isso ajuda os usuários que já conhecem esses filmes e querem conhecer outros. Bom filme e boas experiências a todos!

1 – Linha de Passe (2008) – Direção: Daniela Thomas, Walter Salles

São Paulo. Reginaldo (Kaique de Jesus Santos) é um jovem que procura seu pai obsessivamente. Dario (Vinícius de Oliveira) sonha em se tornar jogador de futebol mas, aos 18 anos, vê a idéia cada vez mais distante. Dinho (José Geraldo Rodrigues) dedica-se à religião. Dênis (João Baldasserini) enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza (Sandra Corveloni), sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações religiosas pelas quais o Brasil passa, assim como a inserção no meio do futebol e a ausência de uma figura paterna.

2 – Heleno (2011) – Direção: José Henrique Fonseca

O longa vai contar a trajetória de Heleno de Freitas, jogador de futebol. Heleno (1920/1959) foi um dos grandes nomes que vestiram a camisa do Botafogo. O jogador, ao mesmo tempo em que apresentava talento nos gramados, exibia charme na noite carioca e impunha polêmica no atrito com adversários. Produção inspirada no livro “Nunca houve um homem como Heleno”, do jornalista Marcos Eduardo Neves.

3 – Boleiros – Era uma Vez o Futebol… (1998) – Filme Direção: Ugo Giorgetti

Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

4 – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006) – Filme Direção: Cao Hamburger

1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.

5 – O Casamento de Romeu e Julieta (2005) – Filme Direção: Bruno Barreto

Alfredo Baragatti (Luiz Gustavo) é um advogado descendente de italianos, que é palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do clube. Alfredo criou sua Julieta (Luana Piovani) para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras. Batizada em homenagem aos ídolos palmeirense, “juli” de Julinho e “eta” de Echevarietta, ela é jogadora do time feminino do Palmeiras, jogando como centroavante. Julieta se apaixona por Romeu (Marco Ricca), um médico oftalmologista de 45 anos que é corinthiano roxo. Em nome do amor Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e na avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corinthianos fanáticos.

6 – Ginga (2005) – Filme Direção: Hank Levine, Marcelo Machado, Tocha Alves

Romarinho é jovem morador da Rocinha, no Rio de Janeiro, que nutre uma grande expectativa em ser selecionado como jogador de futebol por um time grande. Sérgio é de São Paulo e joga futebol de salão. Natalie joga futevôlei nas praias do Rio de Janeiro. Paulo César luta para conseguir uma vaga no time de futebol da Portuguesa, de São Paulo. Celso mora em Paricatuba, no Amazonas, onde é influenciado pelos jogadores de sucesso. Wescley mora em Niterói e teve sua vida alterada quando, ao se preparar para um teste de goleiro, foi atropelado e perdeu a perna. Falcão é um grande jogador de futebol de salão, que tentou migrar para o futebol de campo sem sucesso. Karine bateu recentemente seu próprio recorde, ao fazer 7435 embaixadinhas em 1:10 hs. Garrincha mora em Salvador e nutre uma grande paixão pelo esporte. Robinho, jogador de sucesso e da Seleção Brasileira, fala sobre sua carreira nos gramados.

7 – Pelé Eterno (2004) – Filme Direção: Anibal Massaini Neto

A vida de Pelé mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades, além da exibição de vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram sua carreira.

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments