, ,


10 Filmes sobre Transtornos Psicológicos

10 Filmes sobre Transtornos Psicológicos

Listamos abaixo 10 filmes com a temática de transtornos psicológicos.
Separamos a lista por transtorno. Por exemplo, não haverá dois filmes sobre esquizofrenia.
Estes são só alguns filmes que abrangem o tema, deem sugestões para fazermos uma continuação!


10 – Rain Man (Barry Levinson – 1988) – Autismo

Sinopse: Conta a história de Charlie Babbitt (Tom Cruise), um jovem que viaja a um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer.  Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond (Dustin Hoffman), um irmão mais velho autista com Síndrome de Savant de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charlie se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão.


9 –  Hesher (Spencer Susser – 2010) – Piromania

Sinopse: Estrelado por Joseph Gordon-Levitt, Natalie Portman, Devin Brochu e Rainn Wilson, o filme retrata a vida de TJ, que abalado pela morte da mãe,  vai morar com a avó. Surge, então, uma figura que o acompanhará, um piromaníaco tatuado, Hesher, causando problemas por onde passa.


8 – Eu, Eu mesmo e Irene (Peter Farrelly – 2000)  – Transtorno Dissociativo e de Identidade

Sinopse: Charlie (Jim Carrey) faz parte da força policial de Rhode Island há 17 anos. Trabalhador, honesto, pai de três filhos e sempre disposto a ajudar, Charlie amado por todos sua volta. Mas ele tem um problema: sofre do Transtorno dissociativo e de identidade. Se deixar de tomar seus remédios, sua segunda personalidade, Harry, vem a tona. Harry não tem nada em comum com Charlie: beberrão, agressivo e grosso com todos. Até que ambos conhecem e se apaixonam por Irene Waters (Renée Zellweger) e passam a lutar consigo mesmo para terem o domínio do mesmo corpo.


7 – Uma Mente Brilhante (Ron Howard – 2001) – Esquizofrenia

Sinopse: John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que é diagnosticado com esquizofrenia pelos médicos que o tratam.


6 – Amorosa Soledad (Martin Carranza – 2013) – Hipocondria

Sinopse: Soledad (Inês Efron) acaba de ser abandonada por seu noivo e decide que ficará sozinha pelos próximos três anos para evitar mais um fracasso amoroso. Logo conhece um homem com quem um relacionamento flui de forma inesperada. Soledad parece ser um espelho de seu nome: alguém que tem poucos relacionamentos, e que passa a maior parte do seu tempo sozinha em um apartamento. Soledad sofre de hipocondria e vive imaginando doenças.

Written by Felipe Yuzo

Aquela dose de alma na penumbra diária.

Comments

Leave a Reply
  1. Já vi alguns desses filmes vale a pena . É uma verdadeira aula.

  2. O filme ”eu, eu mesmo e irene” é um dos piores, senão o pior filme que já assisti, tanto do gênero como no geral. Ao invés de expor a doença para que o público possa entendê-la, ele somente reforça, através da frustrada tentativa de ser cômico, a tão temida e malvista “loucura”. Acaba sendo ofensivo aos portadores do transtorno e portanto, preconceituoso.

One Ping

  1. Pingback:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments