, ,


10 filmes sobre amizade

10 filmes sobre amizade

Hoje, dia 14 de fevereiro, é o dia internacional da amizade. E nada melhor do que comemorar vendo um bom filme com os amigos. Portanto, listarei aqui dez longas onde a amizade na sua mais pura essência, ganha contornos honestos. Seja como amigos de infância, seja com um ET, entre um velho rabugento e um garoto, à distância, ou na fase mais complicada da vida: a adolescência. Independente da forma que surge, ou com quem, o companheirismo e o afeto com aqueles que são nossos irmãos por escolha, nos remetem à histórias de nossas vidas, assim que nos deparamos com estes filmes inesquecíveis.

 

Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (1962), direção: François Truffaut

Sinopse: Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules.  Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.

 

E.T. – O Extraterrestre (1982), direção: Steven Spielberg

Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.

 

Conta Comigo (1986), direção: Rob Reiner

Sinopse: Em uma pequena cidade florestal do Oregon, quatro amigos – o sensível Gordie (Wil Wheaton), o durão Chris (River Phoenix), o destemido Teddy (Corey Feldman) e o acovardado Vern (Jerry OConnell) – estão à procura do corpo de um adolescente desaparecido. Querendo ser heróis diante dos amigos e aos olhos da cidade, eles partem numa inesquecível viagem de dois dias que se transforma em uma odisséia de autodescoberta.  Eles fumam escondidos, contam casos assustadores e descobrem que precisam ficar unidos e encontrar forças que nem imaginavam possuir. Baseado no romance “The Body”, de Stephen King.

 

Cinema Paradiso (1988), direção: Giuseppe Tornatore

Sinopse: Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Totó (Salvatore Cascio) fica hipnotizado pelo cinema local e inicia uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), um projecionista um tanto quanto rabugento, porém com um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembranças, quando agora Totó (Jacques Perrin) já adulto, se torna um cineasta de sucesso, e começa a recordar de sua infância.

 

Thelma & Louise (1991), direção: Ridley Scott

Sinopse: Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada.  Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

 

Central do Brasil (1998), direção: Walter Salles

Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, Rio de Janeiro. A escrivã ajuda um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. E é nessa jornada pelo sertão do Brasil, que os dois desenvolvem uma bela amizade.

 

Mary & Max – Uma Amizade Diferente (2009), direção: Adam Elliot

Sinopse: Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

 

Toy Story 3 (2010), direção: Lee Unkrich

Sinopse: Nesta terceira animação da série, Andy vai para a faculdade e  seus antigos brinquedos são doados a uma creche. Apenas Woody fica com seu dono, no entanto, não abandona seus amigos e precisará, juntamente com Buzz e cia., se adaptar ao novo lugar e aos novos “donos” enquanto tentam se manter juntos.

 

As Vantagens de ser Invisível (2012), direção: Stephen Chbosky

Sinopse: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si…  Até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

 

Frances Ha (2013), direção: Noah Baumbach

Sinopse: Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments