, ,

LOL Love OMG Win


44 Filmes Para Quem Adora Psicologia

25 – O Enigma de Kaspar Hauser (1974) – Direção: Werner Herzog

Garoto é criado num porão, longe de qualquer contato com outro ser humano, até completar 18 anos. Sem saber falar, andar ou sua própria identidade, ele é levado para a cidade, onde é objeto de curiosidade e desprezo da população local.


24 – Tomboy (2011) – Direção: Céline Sciamma

“Tomboy” é a denominação dada para meninas que gostam de agir como meninos. No filme da diretora Céline Sciamma (Lírios D’Água), Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai. Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael. Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por Mikael, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo.


23 – O Porco Espinho (2009) – Direção: Mona Achache

Paloma é uma menina séria e inteligente de 11 anos, decidida a se matar em seu décimo-segundo aniversário. Fascinada por arte e filosofia, a menina passa o dia filmando seu cotidiano, a fim de fazer um documentário. À medida que a data de seu aniversário se aproxima, ela conhece pessoas que a fazem questionar sua visão pessimista do mundo.


22 – Biutiful (2010) – Direção: Alejandro González Iñárritu

Uxbal, um médium que não conheceu o pai, tem uma ex-esposa bipolar e cuida sozinho dos filhos. Para se sustentar, ele explora imigrantes africanos ilegais como camelôs e agencia chineses na construção civil. Quando descobre que sofre de um câncer terminal e é confrontado por um amigo de infância, hoje policial, Uxbal decide mudar de vida.


21 – O Lenhador (2004) – Direção: Nicole Kassell

Após 12 anos na prisão por molestar garotas menores de idade, Walter (Kevin Bacon) se muda para uma pequena cidade. Ele vai viver num pequeno apartamento, que fica defronte de uma escola de ensino básico, que está cheia de crianças. Walter arruma emprego em uma madeireira e se mantém o mais reservado possível, mas isto não o impede de se envolver com Vicki (Kyra Sedgwick), uma extrovertida colega de trabalho que promete não fazer nenhum julgamento dele. Porém ele não pode escapar do seu passado e, quando os colegas de trabalho descobrem, se mostram quase nada compreensivos.

Comments

Leave a Reply
  1. Gostaria de recomendar também “Sybil” filme que relata a trajetória de Sybil Dorsett e a Dr. Wilbur na busca pelo tratamento da paciente, que sofre de transtorno de múltipla personalidade, um dos casos mais famosos da época. O filme diminui um pouco o número de personalidade múltiplas (se não me engano, 13) mas no livro são 17 personalidades com idades diferentes, e também com diferentes gêneros, que tomam conta de Sybil enquanto ela não consegue lidar com seus problemas corriqueiros sozinha, devido uma série de abusos sofridos na infância.

    Faz tempo que vi o filme, mas lembro que vi o filme mas lembro de ter achado muito bom, que conseguir o livro também, vale a leitura!

  2. Gostei da lista, vi quase todos (: mas eu acrescentaria ainda: Bem me quer, mal me quer (2002), Precisamos falar sobre Kevin (2011), Mar Adentro (2004), A caça (2012), Pelos olhos de Maisie (2012), White Frog (2012), Elena (2012)… e mais mil, mas não me lembro agora IUASGDIUASHIU

  3. Ótima lista. Gostei mesmo. Mas senti a falta de filmes como: Trainspotting , Quero ser John Malkovich, Império dos sonhos…

  4. Ótima lista. Acredito que filmes como Spider, Transamerica, Requiem para um sonho (meu favorito do Arronofsky), Shame, Psicopata Americano, Amnesia e O Operario são ótimos complementos para esta lista.

  5. Grande lista! Pode-se inferir conteúdo da Psicologia em praticamente todos os filmes, mas em relação a transtornos, temos também “Precisamos Falar Sobre Kevin”, “Réquiem”, “Nell”, “O Iluminado” e “Carrie”.

  6. muito boa essa postagem de vocês, nos ajuda como videolocadoras a informar melhor nosso acervo aos clientes

  7. Outro filme muito bom nessa temática é o “Requiem for a Dream” (“Requiem para um sonho”, se não me engano) do Darren Aronofsky. Apesar de ser voltado um tanto mais pra questão das drogas, o filme tem uma marca bem psicológica e nos leva entre diversas alucinações dos personagens e o agravamento dos seus vícios e até uma parte do tratamento de um deles.
    O longa ainda conta com atuações brilhantes, destaque para a performance da Ellen Burstyn, e, aí já uma opinião bem pessoal, a Jennifer Connelly tá linda nesse filme.
    Bom, pode ser até que eu esteja um tanto enganado sobre algumas coisas, mas fica aí a recomendação.
    P.S.: adorei a lista.

  8. Pra mim, não existe filme mais louco e transformador de mentes do que “Mister Nobody”, seria o meu primeiro! <3

  9. Tinha um, europeu, dos anos de 1980, que era o máximo. Era de uma família e tinha um maluco e um vovô legal. Em determinado momento todo mundo ficava com um curativo na cabeça (até o busto do Freud). Eu esqueci o nome e não me perdoo por isso.

  10. Sybil, a história de uma garota que tinha 16 personalidades, com nomes, idades e características diferente, isso tudo quando ainda não se existia esse diagnóstico de múltiplas personalidades, trabalho muuito bom!

  11. Na minha opinião substitua o “k-pax” pelo “Hombre Mirando El Sudeste” um filme que tem a mesma história, só que além de ser anterior a este que vigora na lista, é muito mais poético

  12. Faltou “Mr.Johnson” , c/ Richard Gere interpretando um homem bipolar com problemas de euforia, e “Terapia do Amor”, uma comédia romântica que aborda a paixão de uma mulher por um homem muito mais jovem.

  13. Aos que se interessaram pelos filmes, a maioria, infelizmente, só pode ser assistida se for baixada via torrent. Principalmente os mais antigos. E ainda assim, geralmente só vão encontrar em sites estrangeiros. O site mais legalzinho no Brasil é o http://filmescult.com.br/. Não tem todos eles, mas tem alguns e outros que o pessoal mais cult gosta de ver. Mas geralmente, vão ter de sair procurando no Google mesmo. Boa caçada.

  14. Faltou outros filmes mais recentes:Garota Exemplar, Hannibal Lecter, Prova de amor, Para sempre Alice, O golpista do ano.

  15. Indico: Confissões (filme japonês), Oldboy (filme coreano) e Miss Violence (filme grego), estes tem uma temática muito pesada e reflexiva… e nos tira um pouco dos filmes americanos.

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments