, ,

LOL Love OMG Win


44 Filmes Para Quem Adora Psicologia

15 – As Virgens Suicidas (1999) – Direção: Sofia Coppola

Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O Sr. Lisbon (James Woods) é um professor de matemática e sua esposa é uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.


14 – Zelig (1983) – Direção: Woody Allen

Um pseudo-documentário sobre a vida de Leonard Zelig (Woody Allen), o homem-camaleão, que tinha o dom de modificar a aparência para agradar as outras pessoas.


13 – Melhor É Impossível (1997) – Direção: James L. Brooks

Em Nova York, um escritor grosseiro e sarcástico (Jack Nicholson) tem como alvos principais um artista gay (Greg Kinnear), que é seu vizinho, e uma garçonete (Helen Hunt) que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter que se desdobrar para cuidar de seu filho, que tem asma crônica. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.


12 – Gênio Indomável (1997) – Direção: Gus Van Sant

Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.


11 – Sociedade dos Poetas Mortos (1989)  – Direção: Peter Weir

Em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Comments

Leave a Reply
  1. Gostaria de recomendar também “Sybil” filme que relata a trajetória de Sybil Dorsett e a Dr. Wilbur na busca pelo tratamento da paciente, que sofre de transtorno de múltipla personalidade, um dos casos mais famosos da época. O filme diminui um pouco o número de personalidade múltiplas (se não me engano, 13) mas no livro são 17 personalidades com idades diferentes, e também com diferentes gêneros, que tomam conta de Sybil enquanto ela não consegue lidar com seus problemas corriqueiros sozinha, devido uma série de abusos sofridos na infância.

    Faz tempo que vi o filme, mas lembro que vi o filme mas lembro de ter achado muito bom, que conseguir o livro também, vale a leitura!

  2. Gostei da lista, vi quase todos (: mas eu acrescentaria ainda: Bem me quer, mal me quer (2002), Precisamos falar sobre Kevin (2011), Mar Adentro (2004), A caça (2012), Pelos olhos de Maisie (2012), White Frog (2012), Elena (2012)… e mais mil, mas não me lembro agora IUASGDIUASHIU

  3. Ótima lista. Gostei mesmo. Mas senti a falta de filmes como: Trainspotting , Quero ser John Malkovich, Império dos sonhos…

  4. Ótima lista. Acredito que filmes como Spider, Transamerica, Requiem para um sonho (meu favorito do Arronofsky), Shame, Psicopata Americano, Amnesia e O Operario são ótimos complementos para esta lista.

  5. Grande lista! Pode-se inferir conteúdo da Psicologia em praticamente todos os filmes, mas em relação a transtornos, temos também “Precisamos Falar Sobre Kevin”, “Réquiem”, “Nell”, “O Iluminado” e “Carrie”.

  6. muito boa essa postagem de vocês, nos ajuda como videolocadoras a informar melhor nosso acervo aos clientes

  7. Outro filme muito bom nessa temática é o “Requiem for a Dream” (“Requiem para um sonho”, se não me engano) do Darren Aronofsky. Apesar de ser voltado um tanto mais pra questão das drogas, o filme tem uma marca bem psicológica e nos leva entre diversas alucinações dos personagens e o agravamento dos seus vícios e até uma parte do tratamento de um deles.
    O longa ainda conta com atuações brilhantes, destaque para a performance da Ellen Burstyn, e, aí já uma opinião bem pessoal, a Jennifer Connelly tá linda nesse filme.
    Bom, pode ser até que eu esteja um tanto enganado sobre algumas coisas, mas fica aí a recomendação.
    P.S.: adorei a lista.

  8. Pra mim, não existe filme mais louco e transformador de mentes do que “Mister Nobody”, seria o meu primeiro! <3

  9. Tinha um, europeu, dos anos de 1980, que era o máximo. Era de uma família e tinha um maluco e um vovô legal. Em determinado momento todo mundo ficava com um curativo na cabeça (até o busto do Freud). Eu esqueci o nome e não me perdoo por isso.

  10. Sybil, a história de uma garota que tinha 16 personalidades, com nomes, idades e características diferente, isso tudo quando ainda não se existia esse diagnóstico de múltiplas personalidades, trabalho muuito bom!

  11. Na minha opinião substitua o “k-pax” pelo “Hombre Mirando El Sudeste” um filme que tem a mesma história, só que além de ser anterior a este que vigora na lista, é muito mais poético

  12. Faltou “Mr.Johnson” , c/ Richard Gere interpretando um homem bipolar com problemas de euforia, e “Terapia do Amor”, uma comédia romântica que aborda a paixão de uma mulher por um homem muito mais jovem.

  13. Aos que se interessaram pelos filmes, a maioria, infelizmente, só pode ser assistida se for baixada via torrent. Principalmente os mais antigos. E ainda assim, geralmente só vão encontrar em sites estrangeiros. O site mais legalzinho no Brasil é o http://filmescult.com.br/. Não tem todos eles, mas tem alguns e outros que o pessoal mais cult gosta de ver. Mas geralmente, vão ter de sair procurando no Google mesmo. Boa caçada.

  14. Faltou outros filmes mais recentes:Garota Exemplar, Hannibal Lecter, Prova de amor, Para sempre Alice, O golpista do ano.

  15. Indico: Confissões (filme japonês), Oldboy (filme coreano) e Miss Violence (filme grego), estes tem uma temática muito pesada e reflexiva… e nos tira um pouco dos filmes americanos.

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments