, ,


Os 10 melhores filmes que exploram a inteligência Artificial

Os 10 melhores filmes que exploram a inteligência Artificial

O desejo humano para procriar, para duplicar e viver para além da mortalidade é tão antiga quanto a própria humanidade. Desde as mais antigas pinturas rupestres para a versão mais recente filme em 3D, exploramos a natureza da condição humana, expressando histórias de quem somos e o propósito da existência. A cada geração que passa, nós passamos mais do que o nosso DNA, mas nossas ideias, valores e crenças.

Nada demonstrou fome de ego da humanidade mais do que a nossa jornada para se tornar deuses de nós mesmos, para dominar a criação da vida através da criação de uma nova espécie na forma de Inteligência Artificial. Abaixo estão os 10 melhores filmes que exploram o tema da AI.


10 – Tron – Uma Odisséia Eletrônica

Enquanto acessa o computador de seus ex-chefe, para tentar provar que fora trapaceado por outro executivo, o programador de computadores Kevin Flynn (Jeff Bridges) é levado literalmente para dentro do mundo virtual. Transformado no programa Clu, junta-se aos gladiadores computadorizados e, ao lado do programa especializado em segurança Tron, enfrenta o Programa Central que domina o mundo digital.


9 – Lunar

Sam Bell (Sam Rockwell) está perto de completar seu contrato de três anos com a empresa Lunar Industries, que minera a fonte primária de energia da Terra no lado escuro da Lua. A única companhia de Sam é o vigilante computador da base chamado Gerty (dublado por Kevin Spacey). Todo esse isolamento está se fazendo sentir na vida de Sam. Sua única conexão com o mundo exterior são mensagens de sua esposa e filhinha enviadas via satélite. Ele anseia pelo momento de voltar para casa, mas um terrível acidente na superfície lunar leva a uma descoberta perturbadora que contribui para seu crescente sentido de paranoia e fragmentação a tamanha distância de casa.


8 – Jogos de Guerra 

Um jovem aficionado por informática, conecta seu micro acidentalmente ao sistema de defesa americano, controlado por um computador ultrassofisticado. O acidente provoca um estado de alerta, que pode acabar causando a Terceira Guerra Mundial.


7 – Westworld – Onde Ninguém Tem Alma

Dois amigos, Peter Martin (Richard Benjamin) e John Blane (James Brolin), resolvem passar as férias no hipermoderno centro de diversões de Delos, que cobra US$ 1000 por pessoa ao dia. Lá foram criados os ambientes da Roma Imperial, Idade Média e do Velho Oeste, todos povoados por robôs perfeitos. Eles optam por este último “mundo”, onde enfrentariam em duelos “terríveis bandidos” e seduziriam “belas mulheres”. Os andróides foram programados para satisfazer os clientes e nunca os ferir, mas devido a problemas técnicos os robôs dos três “mundos” se tornam assassinos. Enquanto vários visitantes são mortos a dupla de amigos tenta fugir dos robôs, principalmente de um pistoleiro eletrônico que quer matá-los de qualquer jeito.


6 – A.I. Inteligência Artificial

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

Comments

Leave a Reply
  1. A lista está muito boa, mais, com certeza falta.

    1 – O homem bicentenário.
    2 – Soldado do futuro (Título ridículo, excelente filme).
    3 – Eu robô.

  2. Faltou também:
    2015 – Automata
    2015 – Ex-Machina
    2014 – Transcendente
    1927 – Metropolis
    2008 – Wall-E

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments