15 filmes essenciais da “New Wave” Romena

15 filmes essenciais da “New Wave” Romena

A New Wave Romena é sem dúvidas um dos desenvolvimentos mais significativos no mundo do cinema ao longo dos últimos anos. Então confira 15 filmes para a introdução a essa Nova Onda.


15 –  Autobiografia de Nicolae Ceausescu (2010)

“No final de contas, o ditador é apenas um artista que tem a possibilidade de colocar totalmente em prática o seu egoísmo. É apenas uma questão de nível estético, quer se chame Baudelaire ou Bolintineanu, Luís XVI ou Nicolae Ceausescu”. Andrei Ujica. De um ponto de vista formal, a Autobiografia de Nicolae Ceausescu demonstra que hoje em dia, utilizando exclusivamente imagens pré-existentes, é possível realizar obras cinematográficas que incidem sobre a história recente, com um sopro épico semelhante ao que encontramos nos filmes históricos de ficção. Estamos a pensar aqui, antes de mais, nos grandes quadros de época que o cinema americano dedicou à geração da guerra do Vietname. A iniciativa deste filme é eminentemente sintáctica e a montagem tem nele um papel duplo: o da encenação, pois constrói cenas que não existem enquanto tal nos rushes, e o mais clássico que consiste em ligar estas cenas entre elas. É bem possível que estejamos a assistir aqui ao nascimento de um novo género cinematográfico.


14 – A Morte do Sr. Lazarescu (2005)

Sr. Lazarescu chama uma ambulância após sofrer com dores de cabeça e de estômago. Inicia-se então uma viagem através da cidade, entre um hospital e outro, em busca de tratamento médico.


13 – The Paper Will Be Blue (2006)

Sem entusiasmo, um soldado da milícia abandona seu pelotão e decide lutar pela causa da Revolução. Sua tenente e o resto da tripulação o procuram durante a confusa noite de 22-23 de Dezembro de 1989.


12 – Se Eu Quiser Assobiar, Eu Assobio (2010)

Silviu, um jovem de 18 anos, está a duas semanas da liberdade, e precisa evitar problemas com outros presos no reformatório onde cumpre pena. Ao saber que sua mãe reapareceu, e pretende levar seu irmão mais novo para morar com ela na Itália, Silviu se desespera e aguarda ansioso o momento de ir embora. Além disso, ele se apaixona por uma estagiária de serviços sociais que trabalha na prisão. Silviu precisa manter o bom comportamento, ou suas chances de salvar sua família e sua paixão serão totalmente destruídas.


11 – Como Eu Festejei O Fim Do Mundo (2006) 

No último ano da ditadura de Ceausescu (Romênia), Eva e seu namorado quebram um busto do ditador na escola por acidente. Transferida para um reformatório como punição, ela conhece Andrei, com quem decide fugir da Romênia atravessando o rio Danúbio.


10 – Aurora (2010)

Num terreno baldio, na periferia da cidade, por detrás de uma fila de caravanas abandonadas, um homem observa em silêncio o que parece ser uma família. Na mesma cidade, o mesmo homem percorre o trânsito munido de dois percutores de caçadeira feitos à mão. O homem tem 42 anos e chama-se Viorel. Perturbado por pensamentos obscuros, atravessa a cidade com um destino que só ele conhece…


9 – Marilena de la P7 (2006) 

Andrei, um jovem de 13 anos, vivendo na periferia de Bucareste, decide um dia roubar um trolleybus para impressionar Marilena, uma prostituta por quem ele se apaixonou.


8 – Piquenique (2007)

Mihai e Lubi decidem passar um domingo no campo, pescando e fazendo um bom piquenique. Mas na estrada, atropelam uma prostituta de rua, que cai desacordada. Concluindo que a mulher está morta, decidem esconder seu corpo na floresta, mas a moça acorda do trauma, dizendo não se lembrar de nada. O casal, então, inventa que ela desmaiou e que eles foram ajudá-la, e a convidam para o piquenique. Ela aceita e embarca com eles na viagem, mas talvez suas lembranças não sejam tão vagas assim.

Anterior1 de 2

2 Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *