, ,


5 filmes psicodélicos

5 filmes psicodélicos

Um filme psicodélico é considerado pela distorção(imagem e som), experimentação na narrativa e na edição e as vezes alucinações.

Os seguintes filmes usam a narração, edição, design de som,  e música para criarem mundos distorcidos em uma confusão existencial. Esses filmes de alguma forma criam percepções sensoriais ao público, afim, de arrancar o telespectador da realidade.


1 – Um cão Andaluz

O clássico curta surrealista de Buñuel lida com o simbolismo e a irracionalidade da mente inconsciente. Não há conspiração ostensiva, mas sim um amálgama de imagens surrealistas. Nós somos apresentados com simbologia religiosa distorcida, como formigas rastejando para fora de uma mão estigmatizada do protagonista. Tais imagens surrealista criam um senso distorcido da realidade, uma qualidade encontrada em muitos filmes psicodélicos.

Un-chien-andalou-1929


2 – As Pequenas Margaridas

Feito durante o movimento da New Wave Checa pela primeira diretora da Tchecoslováquia, As pequenas margaridas é um filme experimental revolucionário. Sem seguir qualquer parcela do real, o filme é conduzido por duas jovens travessas. Věra Chytilová transforma os costumes sociais, enquanto suas duas heroínas brincam através o filme, criando uma obra de arte auto-consciente.

daisies-movie


3 – 2001: Uma Odisséia no Espaço

Obra prima da ficção científica, o filme de Stanley Kubrick é uma inspiradora e brilhante peça de arte. O visual deslumbrante do filme combinado com a pontuação da música clássica produzem uma experiência cinematográfica como nenhuma outra. Kubrick explora o futuro da humanidade e excita os sentidos do telespectador e nos leva a enfrentar a grande incógnita do espaço-tempo. O filme além da sequência infinita com seus raios de luz no espaço e no coro dissonante de Ligeti produzem uma experiência intensamente psicodélica. O enigmático final deixa o espectador encantado e sem palavras. Kubrick requintadamente capta a jornada existencial do homem em território desconhecido.


4 – Zabriskie Point

O filme de Antonioni oferece vários aspectos da vida durante o auge da contracultura americana. Esse clássico cult é uma marco no cinema psicodélico, com suas belas paisagens desérticas, fantasias hipnóticas e embalado pelas trilhas de The Grateful Dead e Pink Floyd. O filme de Antonioni capta a imprudência da juventude neste filme que explora a revolução e contracultura na América. As cenas oníricas (incluindo uma cena de amor no deserto  que irrompe em uma orgia de corpos cobertos de areia).

Zabriskie-Point


4 – A Montanha Sagrada

Nenhuma lista de filmes psicodélicos ficaria completa sem um filme do Jodorowsky. A Montanha Sagrada, uma obra-prima surreal abundante em simbologia religiosa e  referências ao cristianismo, tarot e alquimia leva o espectador a uma jornada espiritual alucinante. Jodorowsky tem uma maneira de criar iconografias religiosas originais. Seu filme usa personagens simbólicos, surreais e visuais, a fim de dissociar o espectador a partir de crenças religiosas comuns e valores culturais típicos. Jodorowsky mergulha o espectador em seu próprio mundo, um amálgama de filosofias místicas.

The-Holy-Mountain


5 – Enter the Void

Assustador, a obra-prima de Gaspar Noé é uma sobrecarga sensorial de luzes brilhantes e cores neon, uma paisagem sonora e efeitos visuais sem paralelo. Noé transporta o espectador para um mundo fantasmagórico da vida, morte e pesadelo. o filme capta todos os aspectos das percepções sensoriais do protagonista(Oscar), incluindo uma viagem de DMT de cinco minutos no início do filme.

Comments

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments