, ,


Os 10 melhores filmes sobre a mente humana e memória

Os 10 melhores filmes sobre a mente humana e memória

A mente humana é uma coisa peculiar e fascinante. Dentro de sua cabeça as possibilidades e capacidades são intermináveis, e isto levanta a questão se a ciência um dia chegará a iluminação da compreensão completa e absoluta do que se passa no seu interior.


10 – Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Michel Gondry, 2004)

Ao descobrir que sua ex-namorada se submeteu a um tratamento experimental para apagá-lo de suas lembranças, Joel decide passar pelo mesmo processo. Porém, durante a experiência, ele percebe que não quer esquecê-la.

memorylacuna3


9. Amnésia (Christopher Nolan, 2000)

Após um assalto que resultou na morte de sua esposa e que o deixou em estado gravíssimo, Leonard Shelby (Guy Pearce) passa a sofrer de amnésia recente. Ele não consegue se lembrar de fatos que aconteceram há 15 minutos. Mesmo assim ele decide ir atrás do assassino de sua mulher e se vingar.

memento-2000


8. Quando Fala o Coração (Alfred Hitchcock, 1945)

A dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro dr. Edwards.


7. Valsa com Bashir (Ari Folman, 2008)

Numa noite num bar, um homem conta ao velho amigo Ari sobre um pesadelo recorrente no qual é perseguido por 26 cães alucinados. Toda noite é o mesmo número de bestas. Ambos concluem que o pesadelo tem a ver com a missão deles no exército israelense contra o Líbano, décadas atrás. Ari, no entanto, fica surpreso ao perceber que não consegue mais se lembrar de nada sobre aquele período da sua vida. Intrigado com o enigma, Ari decide se encontrar e entrevistar velhos camaradas pelo mundo. Ele tem necessidade de descobrir toda a verdade sobre aquele tempo e sobre si mesmo. E quanto mais ele se aprofunda no mistério, mais suas lembranças se tornam aterrorizantes e surreais.

waltz-with-bashir-2008


6. Na Noite do Passado (Mervyn LeRoy, 1942)

Ao final da primeira Guerra Mundial, o ex-combatente Charles Rainier permanece com amnésia. Sem identidade e longe dos familiares, o soldado vaga pelas ruas até chegar a um clube noturno, onde se apaixona pela atriz Paula Ridgeway. Eles se casam e vivem uma vida humilde e feliz. Um dia o ex-combatente descobre que tem talento para escrever. Enquanto está em Liverpool para vender uma de suas histórias, Charles é atropelado. Ele recobra a memória e esquece da outra vida que levava com Paula. Para poder ficar ao lado de Charles, Paula fica como sua secretária sem poder revelar nada sobre a sua outra identidade o que poderia lhe causar um choque fatal.

Comments

Leave a Reply
  1. Obrigado por pôr lembrar, e honrosamente, de Cidade dos Sonhos. Quanta coisa de Lynch não poderia estar aqui né?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments