15 filmes com personagens que sofrem de personalidade múltipla

, ,

15 filmes com personagens que sofrem de personalidade múltipla

Transtorno dissociativo de identidade ou distúrbio de personalidade múltipla é um estado mental caracterizado por duas ou mais identidades ou personalidades que controlam o comportamento de uma pessoa, acompanhados de diminuição da memória.

Nós não vamos entrar em grandes detalhes quando se trata de definições psicológicas, nem sintomas, Vamos tentar concentrar exclusivamente em filmes e a forma como esse estado foi usado para criar fascinantes reviravoltas na história e personagens do filme. Ela tem sido usada desde as primeiras adaptações de “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde”, mas especialmente nas últimas décadas.

Não há muitos filmes que conseguem lidar com essa trama de uma maneira crível, mas aqui está uma pequena lista daqueles que conseguiram fazer um bom trabalho consideravelmente.


15. Eu, Eu Mesmo e Irene (2000, Bobby Farrelly, Peter Farrelly)

Jim Carrey interpreta Charlie, um policial rodoviário que é humilhado pela população depois de sua mulher tê-lo traído no dia de seu casamento, deixando com ele três filhos de outro homem. Charlie sofre de um mal por conseqüência de tantos anos de humilhação: a síndrome da personalidade dupla, que o faz grosseiro e agressivo. Até que nosso anti-herói apaixona-se pela jovem Irene, que está envolvida numa encrenca com bandidos de seu passado.


14. A Janela Secreta (2004, David Koepp)

Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio.


13. Vestida Para Matar (1980, Brian De Palma)

Um terapeuta de Manhattan, o Dr. Robert Elliott, enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres de sua vida – usando uma navalha roubada de seu escritório. Desesperado para encontrar o assassino antes que outra pessoa seja ferida, Elliott logo se vê envolvido em um mundo de escusos e perturbadores desejos.

dressed_to_kill


12. Síndrome de Caim (1992, Brian De Palma)

Carter Nix (John Lithgow) é um famoso psicólogo de crianças que ama muito sua filha de dois anos. Na verdade ele a estuda constantemente, tanto que a garota vive cercada por câmeras. Além disto, Carter está roubando bebês para uma experiência psicológica. No entanto, Jenny (Lolita Davidovich), sua esposa, nada sabe disto e vai levando a sua vida secreta onde tem um caso extraconjugal, que a faz negligenciar seus deveres como mãe. Entretanto, um aumento de sequestros de crianças na região a faz suspeitar que Carter esteja recriando um experimento de controle de mentes para o pai dele, um psicologista desacreditado, mas também está acontecendo algo que Jenny nem imagina.


11. Instinto Secreto (2007, Bruce A. Evans)

Earl Brooks (Kevin Costner) é um executivo de sucesso, marido e pai exemplar, filantropo generoso. Todos o consideram um pilar em sua comunidade, mas ele esconde um grande segredo: é um serial killer. Seus crimes são conhecidos como sendo do Assassino da Impressão Digital, sendo que ninguém tem idéia de qual seja sua identidade. Apesar de estar afastado do mundo do crime há algum tempo, a compulsão de Brooks em matar volta à tona devido ao seu alter ego (William Hurt), o qual considera ser o verdadeiro assassino. Porém ao realizar mais um assassinato Brooks comete um erro, sendo notado por um fotógrafo curioso (Dane Cook), que passa a chantageá-lo. Este crime também coloca em seu encalço a detetive Tracy Atwood (Demi Moore), que está obcecada em desvendar o caso.


10. O Médico e o Monstro (1931, Rouben Mamoulian)

A Londres vitoriana é palco para uma das versões mais bizarras de Dr. Jekyll and Mr Hyde. Frederic March incorpora tão veemente o papel do homem-monstro que o coloca como a melhor interpretação do personagem de todos os tempos. A maquiagem impressiona e a representação de época também. Um clássico para ser guardado para sempre.


9. Trilogia Senhor dos Anéis (2002/2003, Peter Jackson)

Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo (Elijah Woods) terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel.


8. Identidade (2003, James Mangold)

Uma violenta tempestade faz com que um grupo de pessoas busque abrigo em um motel desolado, gerenciado por um jovem bastante nervoso (John Hawkes). Entre eles estão um motorista de limusine (John Cusack), uma estrela da TV da década de 80 (Rebecca De Mornay), um policial (Ray Liotta) encarregado de escoltar um assassino (Jake Busey), um casal de recém-casados (Clea DuVall e William Lee Scott) e uma família em crise. De início todos se sentem aliviados por encontrarem um lugar para ficar em meio à tempestade, mas logo entram em pânico ao perceber que, um a um, todos estão sendo assassinados em nome de um misterioso segredo que une a presença de todos naquele lugar.

Comments

Leave a Reply
  1. Interessante que As Duas Faces de um Crime, Clube da Luta e Hulk são todos feitos pelo Eduardo Norton

  2. Tem um filme de terror também, esqueci o nome, é de um cara que acha que o filho tem um amigo imaginario chamado charlie que faz coisas ruim mas na verdade, é ele próprio quem tem dupla personalidade.

    Sem falar em Clube da Luta né, gravíssimo deixar passar.

  3. Mas Clube da Luta está no post, talvez você não tenha clicado na página 2.

  4. Sem contar Birdman, que não está na lista, que ele também participou e o personagem do Michael Keaton se enquadra no tema.

  5. Me ajudem a recordar o nome de um filme: o camarada é um serial killer… E tem transtorno multipolar… Diferentes personagens vivem “dentro do assassino”, que, com a ajuda de um(a) analista Psiquiatra, o ajuda a eliminar tais personagens… Que motivam ele a matar…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…