Os 15 melhores filmes sobre jornalismo

, ,

Os 15 melhores filmes sobre jornalismo

Jornalismo e jornalistas têm sido explorado em grandes filmes. Os repórteres que mantêm um senso de integridade jornalística são muitas vezes atormentados (interna ou externamente), e aqueles sem senso são frequentemente apresentados como moralmente falido, mas profissionalmente bem-sucedido.


15. Tudo por um Futuro (Adam McKay, 2013)

Depois do sucesso dos anos 70, o jornalista de primeira categoria de San Diego, Ron Burgundy (Will Ferrell), retorna para a bancada do telejornal “Tudo Por Um Furo”. Também estão de volta a co-âncora e sua esposa Veronica Corningstone (Christina Applegate), o homem do tempo Brick Tamland (Steve Carell), o repórter de rua Brian Fontana (Paul Rudd) e o comentarista esportivo Champ Kind (David Koechner). O quarteto que não tem classe agora toma de assalto o primeiro canal de notícias 24 horas por dia.


14. Medo e Delírio (Terry Gilliam, 1998)

Enviado para Las Vegas para cobrir o Mint 400, uma corrida de motos no deserto, o jornalista Dr. Thompson (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro) se encontram numa cidade onde somente drogas poderosas podem fazer com que as coisas sejam ligeiramente normais.

fear-and-loathing-in-las-vegas


13. Sublime Devoção (Henry Hathaway, 1948)

Um anúncio de classificados chama a atenção do editor de um jornal, Brian Kelly. Ele envia um repórter à procura de provas de um assassinato de um policial ocorrido 11 anos antes. A justiça terá errado no caso e prendido injustamente um homem.


12. Quase Famosos (Cameron Crowe, 2000)

Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

almost-famous


11. Bill Cunningham New York (Richard Press, 2010)

Conta a história do icônico fotografo Bill Cunningham, considerado o pai do streetstyle.
Bill já registrou durante 30 anos homens e mulheres que possuíam estilo próprio, e se vestiam bem. Com sua bicicleta, ele costumava cruzar as ruas de New York em busca de pessoas estilosas, e é considerado por muitas pessoas do universo fashion, uma espécie de antropólogo das novas tendências da moda.


10. Boa Noite e Boa Sorte (George Clooney, 2005)

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

good-night-good-luck


9. Salvador – O Martírio de um Povo (Oliver Stone, 1986)

Um jornalista desacreditado profissionalmente e com sérios problemas financeiros viaja como correspondente estrangeiro para El Salvador em companhia de um amigo. Lá ambos descobrem um país em plena guerra civil, onde os direitos humanos não são respeitados e crianças, mulheres e clérigos são assassinados sem a menor cerimônia e com total impunidade.

salvador


10. A Montanha dos Sete Abutres (Billy Wilder, 1951)

Albuquerque, Novo México. O repórter veterano Charles Tatum (Kirk Douglas) foi despedido de 11 jornais, por 11 razões diversas. Ele está sem dinheiro, então pede a Jacob Q. Boot (Porter Hall), o dono do jornal local, que lhe dê um emprego e consegue. Seu plano era trabalhar ali no máximo dois meses, mas após um ano não surgiu nenhuma boa oportunidade nem aconteceu nada bem interessante que rendesse uma boa matéria. Tatum sente-se totalmente entediado e sem motivação, então recebe ordem para cobrir uma corrida de cascavéis. Aparentemente seria outra matéria sem o menor atrativo, mas ruma para o local acompanhado por Herbie Cook (Robert Arthur), um misto de auxiliar, motorista e fotógrafo. No meio do caminho param para abastecer o carro e Tatum acaba descobrindo que Leo Minosa (Richard Benedict) ficou preso em uma mina quando procurava por “relíquias indígenas”. Tatum sente que esta reportagem pode ser a chance que ele esperava, mas para isto precisa ter controle da situação. Ele transforma o resgate de Leo em um assunto nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de rádio, além de forçar Lorraine (Jan Sterling), a mulher de Leo, a se fazer passar como uma esposa arrasada. Na verdade ela ia abandonar Leo neste trágico momento, mas Tatum a fez ver que ela iria ganhar um bom dinheiro na sua lanchonete quando as pessoas chegassem para ver o acontecia. Para prolongar o circo Tatum reduz deliberadamente a velocidade do resgate de Leo, pois o ideal é que ele que preso por seis dias e não apenas por algumas horas.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments