10 filmes sobre a história e mitologia grega

, ,

10 filmes sobre a história e mitologia grega

Grécia um dia foi o centro do mundo, se destacou no meio cultural, artístico e o foi berço da filosofia. A história da Grécia é rica e complexa e mudou o curso da civilização ocidental. O cinetoscópio listou 10 filmes sobre a espetacular Grécia.


1. Sócrates (Roberto Rossellini, 1971)

Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta), esta superprodução européia é a cinebiografia de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade. Este DVD traz ainda um revelador depoimento de Roberto Bolzani, professor de Filosofia (USP) e especialista em filosofia socrática. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: “Apologia”, discurso de defesa do filósofo; “Críton”, em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e “Fédon”, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta. Inédito no Brasil, Sócrates é mais uma aula de cinema de Rossellini e um programa obrigatório para os interessados em Filosofia.


2. Os 300 de Esparta (Rudolph Maté, 1962)

A derrota em Maratona (490 a.C.), não fez os persas desistirem de incluir a Grécia nos vastos domínios de seu império. Em 480 a.C., o rei Xerxes lidera um numeroso exército e uma poderosa frota para realizar o frustrado projeto de seu pai, Dario I.
Enquanto o exército asiático avança pelo litoral (para ser abastecido pela frota), as pólis (cidades-estado) gregas, divididas por suas querelas internas, não conseguem, imediatamente, adotar uma estratégia comum. Quando muito, despacham um pequeno contingente de hoplitas para o estreito desfiladeiro das Termópilas (passagem obrigatória para a Grécia central), visando retardar o progresso do invasor.

zGExWQN90GTA1skxfCMAAkFvwRS


3. Ulysses (Mario Bava, 1954)

Esta obra cinematográfica é baseada no histórico documento narrativo “A Odisséia”, escrito por Homero. Aqui Ulysses (Kirk Douglas) realiza, após 10 anos de guerra na batalha por Tróia, a uma jornada por terra e mar para tentar voltar para casa, em Ítaca, e para sua esposa Penélope (Silvana Mangano), depois de ter perdido da frota de navios durante uma tempestade. Em sua Odisséia, ele percorre mares e caminhos desconhecidos, enfrentando batalhas contra o gigantesco ciclope Polifemo, soldados, encarando a fúria e as mentiras dos deuses na figura de Poseidon, e derramando seu sangue e suor para tentar permanecer vivo, mesmo já tendo perdido todos os seus companheiros. Até que finalmente, após 20 anos de luta, em sua terra natal, ele enfrente o último e mais perigoso desafio…

dbca1f7163874fe6587091c970e


4. Tróia (Wolfgang Petersen, 2004)

Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelau (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Príamo (Peter O’Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

troy-4


5. Alexandre (Oliver Stone, 2004)

Junho de 323 A.C., Babilônia, Pérsia. Quando faltava um mês para completar 33 anos, morre precocemente Alexandre, o Grande (Colin Farrell), que tinha conquistado 90% do mundo conhecido. Alexandria, Egito, 40 anos depois. Ptolomeu (Anthony Hopkins), um general de Alexandre que o conhecia bem, narra para Cadmo, um escriba, que se tornou o guardião do corpo de Alexandre, que ali está embalsamado à moda egípcia (Ptolomeu se tornou faraó, pois ficou com o Egito quando o império foi dividido). Tristemente Ptolomeu frisa que as grandes vitórias dos exércitos de Alexandre foram esquecidas e diz para Cadmo que Alexandre era um deus, ou a pessoa mais perto disso, que já vira.

Comments

Leave a Reply
  1. Olá, indico também “A morte de Empédocles” (1987) de Danièle Huillet / Jean-Marie Straub

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments