, ,


Os 15 melhores filmes sobre fotografia

Os 15 melhores filmes sobre fotografia

A produção de um filme e a fotografia caminham lado a lado. A fotografia em qualquer filme deve reforçar o sentido do filme, juntamente com a sensação dos personagens na tela.


1. Blow-Up – Depois Daquele Beijo (Michelangelo Antonioni, 1966)

Inpspirado no conto de Julio Cortázar ”Las babas del Diabo”, a história é sobre um fotógrafo profissional, Thomas, cujas ampliações de fotos que ele tirou secretamente de um casal revelam (ou parecem revelar) um assassinato em progresso. Michelangelo Antonioni (premiado em Cannes) faz um estudo influente e cheio de estilo sobre a paranóia e a desorientação. É também uma cápsula do tempo para Londres, mostrando o que era moda na época, como o amor livre, as festas intermináveis, a música (Herbie Hancock escreveu a trilha e Yardbirds tocam em um clube) e os ritmos. Indicado para os Oscars de direção e roteiro.


2. Cidade de Deus (Fernando Meirelles, 2002)

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão.

cidade-de-deus011


3. Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

james-stewart-em-janela-indiscreta


4. Mil Vezes Boa Noite (Erik Poppe, 2013)

Rebecca é uma das melhores fotógrafas de guerra do mundo. Ela enfrenta uma grande tempestade emocional quando seu marido se recusa a continuar aceitando a arriscada profissão dela. Ele e as filhas do casal precisam de Rebecca, que, no entanto, ama tanto a família quanto o trabalho.

TusengangergodnattBinocheniqabfoto_d_638_0


5. Momentos Eternos de Maria Larssons (Jan Troell, 2008)

Na Suécia do início do século 20, numa era de mudança social e pobreza, a jovem operária Maria Larssons ganha uma câmera fotográfica na loteria. A lente da câmera permite a Maria ver um mundo diferente, sob uma nova perspectiva. É como se ela tivessa ganhado novos olhos. Mas o objeto também se torna uma verdadeira ameaça para ela, uma vez que o alcoólatra, mulherengo e abusivo marido sente-se enciumado. Sobretudo quando ele descobre que um jovem e atraente fotógrafo chamado Pedersen está se aproximando de sua esposa.

Obs:. Baseado na vida da avó da mulher do diretor, a primeira fotógrafa profissional da Suécia.

bild8


6. Os Gritos do Silêncio (Roland Joffé, 1984)

A visão de Sidney Schanberg (Sam Waterston), um jornalista americano, sobre a guerra do Camboja e a amizade feita com Dith Pran (Haing S. Ngor), intérprete cambojano e jornalista local. São mostradas as trágicas conseqüências, principalmente as ações do Khmer Vermelho. Com a cobertura da tomada de Phnom Penh, Schanberg ganha o prêmio Pulitzer e retorna para o oriente procurando o amigo, que separou-se dele em razão da guerra.

kf friends


7. O Importante é Amar (Andrzej Zulawski, 1975)

No submundo do teatro francês, um fotógrafo e uma estrela decadente vivem um amor destrutivo e trágico.

love42


8. O Ano Que Vivemos em Perigo (Peter Weir, 1982)

Indonésia, 1965. Guy Hamilton (Mel Gibson) é um repórter australiano ambicioso e pouco experiente, que em sua primeira missão internacional chega a Jacarta para cobrir a agitação dos últimos momentos do regime de Sukarno. Lá Guy recebe a ajuda essencial de Billy Kwan (Linda Hunt), um fotógrafo anão, que faz para ele importantes contatos com as facções em luta e lhe apresenta a bela Jill Bryant (Sigourney Weaver), assessora do adido militar da embaixada britânica. Alguns acontecimentos precedem a queda do ditador e dentro deste contexto Guy se envolve com Jill.

yearofliving1


9. Sob Fogo Cerrado (Roger Spottiswoode, 1983)

Três jornalistas se vêem encurralados por uma revolução política e um triângulo amoroso. Russell Price (Nolte) é um ousado fotógrafo que se enfrenta um dilema entre seu amor pela repórter Claire Stryder (Joanna Cassidy) e sua amizade pelo marido dela, Alex Grazier (Hackman). Ele também é torturado pelas incertezas de qual caminho seguir quando lhe pedem que tome partido, ao invés de apenas tirar fotos, na guerra entre o governo da Nicarágua e os rebeldes sandinistas. Mas quando perde de vista a objetividade e se envolve na escaramuça, Russel pode perder ambas as batalhas e sua vida.

tumblr_njm6d8Vy3L1riy8svo2_1280


10. Sonho de Mulheres (Ingmar Bergman, 1955)

Acompanhe os tormentos, os sonhos e as relações amorosas de duas mulheres: Susanne, diretora de um estúdio de moda em Estocolmo, e Doris, uma jovem e inexperiente modelo fotográfica. Uma viagem para outra cidade irá alterar para sempre suas vidas.

berg2


11. Repórteres de Guerra (Steve Silver, 2010)

Baseado em uma história real, o filme apresenta o drama de quatro fotógrafos que estão trabalhando na África do Sul durante os momentos finais do apartheid.

bang_bang_club_02

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments