, ,


10 filmes essenciais de Aki Kaurismäki

10 filmes essenciais de Aki Kaurismäki

Aki Kaurismäki começou sua carreira como co-diretor nos filmes de seu irmão mais velho, Mika Kaurismäki. Sua estréia como diretor independente foi com “Crime e Castigo” (1983), a famosa história criminal de Dostoiévski passada na Helsinque dos dias atuais. Ganhou notabilidade internacional com seu filme “Leningrad Cowboyes Go America” (1989). Seu estilo tem sido muito influenciado por diretores como Jean-Pierre Melville e Robert Bresson.

Sua visão da capital finlandesa é, nota-se, crítica e singularmente não-romântica. Os personagens em seus filmes geralmente falam sobre como eles desejam deixar a cidade.


10. Crime e Castigo (1983)

Baseado na obra homônima de Dostoievski, Crime e Castigo conta a história de Antti Rahikainen, açougueiro que, a força de provar teoria desconhecida, comete misterioso crime. Desta feita, ganha vulto a investigação de Pennanen, inquisitivo inspetor que se servirá de um antigo arquivo criminal para perseguir Rahikainen. A partir de então, é conflagrado um inteligente thriller policial, à medida que várias provas são progressivamente desveladas contra o criminoso, com direito a diálogos afiadíssimos entre assassino e investigador.


9. Sombras no Paraíso (1986)

Historia de amor entre um motorista de caminhão de lixo e uma caixa de um supermercado. Um filme sobre perdedores, sobre a necessidade de amor e também sobre a humildade, dignidade e orgulho. Alguns dos aspectos da vida tragicômica numa metrópole. Este filme é o primeiro da trilogia proletária onde Aki Kaurismäki se dedica a examinar a realidade social finlandesa, seguido por Ariel (1988) e A menina da fabrica de fósforos (1990).

Varjoja3


8. Hamlet Vai à Luta (1987)

Uma livre adaptação de Kaurismaki da obra de Shakespeare. As incríveis aventuras de um sensível jovem cujo coração é quente como uma geladeira. O roteiro enfoca uma questão de vida ou morte: dinheiro. Por causa dele uma luta mortal se desenrola na cúpula de uma grande empresa. Quem terá assassinado o diretor?

kaurismaki_hamlet_gallery_4


7. Ariel (1988)

Taisto Kasurinen trabalha numa mina de carvão que passa por graves problemas. Seu pai comete suicídio e ele acaba sendo preso por um crime que não cometeu. Na cadeia, ele começa a sonhar em começar uma nova vida em outro país e planeja escapar da prisão.

kaurismaki+1


6. Cowboys de Leningrado Vão Para a América (1989)

Um ‘road-movie’ sobre uma banda de rock, “Os Cowboys de Leningrado”, que amarga a decadência com o fim da União Soviética. Até que o empresário desonesto deles propõe uma temporada nos Estados Unidos. Atrás dos ícones americanos do consumo e da modernidade, novamente a banda tem seus dissabores.

leningradcowboysgoamerica1900x506

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments