, ,


10 filmes essenciais de Hayao Miyazaki

10 filmes essenciais de Hayao Miyazaki

Todo fã de filme de animação – na verdade, qualquer cinéfilo – conhece o trabalho do homem. Mesmo se você não está plenamente consciente do nome, em algum nível, você sabe de seu trabalho, e você provavelmente irá adorar. Com Hayao Miyazaki, você pode ser atraído por seu trabalho pela sua magnitude visual, mas você vai ficar por sua narrativa impecável.

 Filmes que qualquer pessoa pode desfrutar, mas muitos vão se apaixonar. Simplificando, ele é um artista muito inteligente e um pioneiro em seu domínio. Então, para todos que ainda não conhecem ou para os fãs de longa data que querem as suas opiniões reforçado, ou desafiadas – em nenhuma ordem específica, aqui estão 10 filmes essenciais Hayao Miyazaki que todo os fã de animação deve assistir.


10. Porco Rosso (1992)

Na Itália entre as duas guerras, caçadores de prémios ganham a vida a lutar contra os piratas do ar que aterrorizam o Mar Adriático. Um deles é Marco Porcellino, mais conhecido por Porco Rosso. Gina, cantora e proprietária do Hotel Adriano, situado numa pequena ilha, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos – uma fotografia que mostra o seu rosto antes de assumir os agora característicos contornos porcinos.


9. O Castelo no Céu (1986)

Essa aventura nas alturas começa quando Pazu, um aprendiz de engenheiro encontra uma jovem garota, Sheeta, flutuando pelos céus e usando um colar brilhante. Juntos eles descobriram que ambos estão procurando por um lendário castelo flutuante, Laputa, e prometem desvendar o mistério do cristal luminoso do colar de Sheeta. Contudo, a aventura deles não será fácil. Há piratas gananciosos dos céus, agentes secretos do governo e obstáculos impressionantes que tentam esconder a verdade e os separá-los.

castle-in-the-sky-1986


8. O Mundo dos Pequeninos (2010) Escrito por Hayao Miyazaki

Este filme é uma releitura do premiado livro The Borrowers, de Mary Norton, que foi publicado em 1952 e apresentava um grupo de minúsculas pessoas que vivem “pegando emprestado” coisas dos humanos maiores. Na versão animada há algumas mudanças: a história se passa na Tóquio dos dias atuais, e não na Inglaterra da década de 1950, e é centrada na garota Arrietty, de 14 anos, que vive com sua família debaixo do assoalho de uma velha casa. Eles são seres com cerca de 10 cm de altura, e vivem pegando coisas dos outros para sobreviver – tomando cuidado para não serem vistos pelos humanos e nem atacados por baratas e outros bichos do tipo.

The-Secret-World-of-Arriety-2010


7. Princesa Mononoke (1997)

Um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.


6. Nausicaa of the Valley of the Wind (1984)

Mil anos após os “7 Dias de Fogo”, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo “Mar da Corrupção”; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar. Nausicaa, é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments