, ,


10 filmes essenciais de Frederico Fellini

10 filmes essenciais de Frederico Fellini

Com uma combinação única de memória, sonhos, fantasia e desejo, os filmes de Fellini têm uma profunda visão pessoal da sociedade, não raramente colocando as pessoas em situações bizarras. Existe um termo “Felliniesco” que é empregado para descrever qualquer cena que tenha imagens alucinógenas que invadam uma situação comum.

Grandes cineastas contemporâneos como Woody Allen, David Lynch, Girish Kasaravalli, David Cronenberg, Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Tim Burton, Pedro Almodóvar, Terry Gilliam e Emir Kusturica já disseram ter grandes influências de Fellini em seus trabalhos. Woody Allen, em particular, já usou o imaginário e temas de Fellini em vários de seus filmes: “Memórias” evoca “8½”, e “A Era do Rádio” é remanescente de “Amarcord”, enquanto “Broadway Danny Rose” e “A Rosa Púrpura do Cairo” inspirados em “Mulheres e Luzes” e “Abismo de um Sonho” respectivamente.


10. Satyricon (1969)

Baseado na obra homônima de Petrônio, Satyricon apresenta o jovem Encolpio, que ressente pela perda de seu amante, Gitone, pelas mãos de seu melhor amigo, Ascilto. Após descobrir que Ascilto vendeu Gitone para o ator Vernacchio como escravo, Encolpio inicia a sua busca por seu ex-amante.

sat3uc8


9. Os Boas-Vidas (1953)

Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que nada mais faz do que passar o seu dia-a-dia em farras, conquistas amorosas ou estando numa qualquer esplanada ou salão de jogos. São sustentados pelos pais e não têm vontade nenhuma de trabalhar. No entanto, esse modo de vida acaba para Fausto quando engravida a irmã de Moraldo e, à pressa, é obrigado a casar. Uma responsabilidade que ele não quer, até porque a paixão libertina pelas mulheres continua acesa… O filme foi filmado nas cidades de Florença, Rimini e Viterbo, participou do Festival de Veneza de 1954 e venceu o Leão de Ouro.

i-vitelloni-screenshot-1


8.Cidade das Mulheres (1980)

Cidade das Mulheres é um dos trabalhos mais oníricos da fase final do mestre Federico Fellini.
Durante uma viagem de trem, Snàporaz (Marcello Mastroianni, como o alter ego de Fellini) é seduzido por uma bela mulher. Seguindo-a, ele acaba vivendo uma fantasia, metade sonho, metade pesadelo, na cidade das mulheres, um lugar onde, por ser o único homem, é ao mesmo tempo reverenciado e julgado.
Idealizado a partir de uma famosa cena de Fellini 8 1/2, Cidade das Mulheres é uma fábula fascinante que merece ser redescoberta.

n-la-citta-delle-donne-2403-4


7. Julieta dos Espíritos (1965)

Numa casa de campo, Julieta passa seus dias sossegada com seu marido. Porém, durante seu aniversário de casamento, suas irmãs aparecem para a festa, e trazem um guru psíquico, que faz uma evocação de espíritos. À partir deste evento, Julieta começa a ser atormentadas por visões do outro mundo, que parecem tentar mostrá-la os rumos de sua vida, bem com a traição do marido. Mas, seriam estes espíritos amigos?

comvoisineaaem9.6706


6. Amarcord (1973)

Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anti-convencional.

screenshot-med-03

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments