25 filmes baseados em poemas, poesias e poetas

25 filmes baseados em poemas, poesias e poetas

“Um filme não é realmente bom senão quando a câmera é um olho na cabeça do poeta.” Orson Welles

Esta é uma lista parcial de filmes baseados em poemas, poesia e poetas. Sinta-se a vontade para oferecer sugestões.


25. A Cor do Romã (Sergei Parajanov, 1968)

Biografia estilizada do poeta e trovador Sayat Nova do século 18. Descreve a vida do poeta em oito seções, da infância à morte, rica em seus simbolismos sacros e seculares.


24. Tale of Tales (Yuriy Norshteyn, 1979)

Tale of Tales é uma animação soviética/russa dirigida por Yuriy Norshteyn (Yuri Norstein) e produzida pelo estúdio de Sojusmultfilm em Moscou. Recebeu muitos e muitos prêmios, foi aclamada por críticos e outros animadores, e recebeu o título de ser a melhor animação de todos os tempos.

skazka.skazok.avi.image2


23. Elisa, Minha Vida (Carlos Saura, 1977)

Em crise no seu casamento, Elisa decide partir para o interior da Espanha para reencontrar seu pai, a quem não vê há nove anos e com quem sempre manteve uma relação difícil e distanciada.

coiffure-carlos-saura-L-f0omqQ


22. O Lado Escuro do Coração (Eliseo Subiela, 1992)

Oliverio é um jovem poeta que mantém complexas relações com a vida e as mulheres.Junto a seus dois amigos leva uma existência boêmia que lhe obriga a vender ocasionalmente suas idéias a uma agência de publicidade.O resto do tempo troca poemas românticos por bifes em um restaurante local, ou recita versos por dinheiro entre os carros que passam na rua. Ele pensa que pode aceitar qualquer coisa em uma mulher: a forma de seus peitos, o tato de sua pele, ou a forma do seu nariz… só há uma coisa que considera essencial: ela deve saber voar… Em sua constante busca pela mulher ideal atravessa o Rio de la Plata em direção a Montevideo, onde conhece e simpatiza com Anna, uma prostituta de cabaré, por quem se apaixona. Essa paixão transforma Oliverio, e o faz descobrir o lado escuro do coração.


21. The Plea (Tengiz Abuladze, 1967)

No meio de uma guerra entre dois povos, um homem se arrepende por matar um inimigo e passa a vagar recluso. Em seu caminho tem visões de Deus e do Diabo. O filme é todo baseado na poesia de Vazha Pshavela.

df57eb98


20. Terje Vigen (1917)

O filme apresenta a dramática saga de Terje Vigen, um marinheiro norueguês que, em 1809, tenta o impossível: atravessar o bloqueio britânico na costa sul da Noruega em um pequeno bote a remo em uma tentativa desesperada de contrabandear alimentos da Dinamarca de volta para sua esposa e filha famintas.

enslaved_vigen

Anterior1 de 4

One Comment

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *