25 filmes baseados em poemas, poesias e poetas

25 filmes baseados em poemas, poesias e poetas

19. Fausto (F.W. Murnau, 1926)

Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.


18. Aniki Bóbó (Manoel de Oliveira, 1942)

Aventuras intrigas e romance na vida de um grupo de crianças da cidade de Porto. Primeiro longa-metragem de ficção do diretor português, baseado no poema “Os Meninos Milionários”, de João Rodrigues de Freitas (1908 – 1976).

aniki-1


17. A Divina Comédia (1991)

Um manicômio. Os doentes dessa instituição tomam-se por Jesus, Lázaro, Marta, Maria, Adão, Eva, Sonia, Raskolnikov, Aliosha e Ivan Karamasov, um Filósofo, um Profeta, um Fariseu, Santa Teresa d’Avila, recitando a Divina Comédia.

a00028


16. Bukowski: Born into This (John Dullaghan, 2003)

Bukowski: Born Into This é o último e mais abrangente documentário sobre a vida do escritor e poeta Charles Bukowski (1920-1994). Nele os fãs irão descobrir o Bukowski que eles sempre imaginaram, e entender como ele realmente foi. O filme traça a sua vida extraordinária, desde abuso infantil, seguindo através décadas de pobreza e alcoolismo, numerosos postos de trabalho, relações turbulentas, empregado nos correios por 14 anos e eua eventual reconhecimento internacional como poeta, romancista e ícone cult do movimento underground.

fQtvwc4PPqsManpfgwuKvvDbWzz


15. Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)

Em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.


14. Walden – Diaries Notes and Sketches (Jonas Mekas, 1969)

Documentário de um tipo de diário visual com gravações do cotidiano do diretor. Contém material gravado durante o perido de 1965-69 organizados em ordem cronológica. Como trilha sonora são utilizados sons coletados no mesmo período como vozes, som ambiente da rua, do metrô, um toque de Chopin e muitos outros.

walden_01

One Comment

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *