, ,


10 filmes essenciais de Akira Kurosawa

10 filmes essenciais de Akira Kurosawa

Akira Kurosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão e de toda a história do Cinema. Após tentar a vida como pintor, estreou no cinema em 1936, como assistente de diretor, e em 1943 dirigiu seu primeiro filme (“Sanchiro”).

Dentre vários prêmios e indicações ao longo de sua carreira, na qual dirigiu mais de 30 filmes, Akira Kurosawa ganhou um Oscar honorário em 1990, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Sua obra influenciou uma grande geração de diretores do mundo todo.


10. Sonhos (1990)

São oito segmentos. No primeiro, “A Raposa”, uma criança é avisada pela mãe que não deveria ir à floresta quando há chuva e sol, pois é a época do acasalamento das raposas, que gostam de serem observadas, mas ele desobedece os conselhos e observa as raposas, atrás de uma árvore. Ao retornar para casa sua mãe não o deixa entrar e lhe entrega um punhal, dizendo que como ele havia contrariado a raposa ele deveria se matar, mas ela sugere algo que pode remediar a situação.

tumblr_loya80Ftj71qf7r5lo1_1280 (1)


9. Ran (1985)

Japão, século XVI. Hidetora (Tatsuya Nakadai), o poderoso chefe do clã dos Ichimonjis, decide dividir em vida seus bens entre seus três filhos: Taro Takatora (Akira Terao), Jiro Masatora (Jinpachi Nezu) e Saburu Naotora (Daisuke Ryu). Com o primeiro fica a chefia do feudo, as terras e a cavalaria. Os outros dois ficam com alguns castelos, terras e o dever de ajudar e obedecer Taro. No entanto, Hidetora exige viver no castelo de alguns deles, manter seus trinta homens, seu título e a condição de grão-senhor, mas Saburu, o predileto, prevendo as desgraças que viriam com tal decisão, se mostra contrário à decisão paterna. Assim é expulso do feudo e acaba sendo acolhido por Nobuhiro Fujimaki (Hitoshi Ueki), que se mostra impressionado com sua decisão de contrariar o pai e casa-o com sua filha.

hidetora-and-the-fool


8. Dersu Uzala (1975)

Drama contemplativo realizado por Kurosawa quando exilado do Japão. A Rússia financiou a história, passada no fim do século 19, que narra a aventura de um explorador e cartógrafo russo na Sibéria, onde pretende mapear toda a região. Para isso conta com ajuda de caçador mongol. Oscar de melhor filme estrangeiro.

dersu-uzala4


7. Céu e Inferno (1963)

Perto de resolver uma situação crítica em sua empresa, para a qual reservou uma grande quantia em dinheiro, o executivo de uma fábrica de sapatos descobre que seu filho foi raptado. O valor do resgate pedido pelos sequestradores se aproxima do dinheiro que tem em mãos para o seu negócio. Porém, quando resolve salvar a vida do filho, ele tem uma surpresa.

high-and-low_592x299


6. Yojimbo, o Guarda-Costas (1961)

História de uma cidade dividida por duas gangues rivais no Japão do século 19. Com a chegada de um samurai, que toma posição entre as gangues, os conflitos culminam com o aparecimento de um dos oponentes portando uma arma de fogo.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments