, ,


Metafísica em 20 filmes

Metafísica em 20 filmes

Metafísica É um ramo da filosofia que estuda a essência do mundo. Se ocupa em procurar responder perguntas tais como: O que é real? O que é natural? O que é sobre-natural? O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.


20. The Angel Game (Walerian Borowczyk, 1965)

Um bizarro curta animado semi-abstrato, mostrando uma fábrica de pesadelos. Ela tem sido interpretada como uma alegoria da experiência de campo de concentração e como o retrato da industrialização e da coletivização do período soviético.

p01zfl64


19. Capricho à Italiana (Franco Rossi/Mario Monicelli/Mauro Bolognini/Pier Paolo Pasolini/Pino Zac/Steno, 1968)

Seis curtas em que são apresentadas histórias interessantes, com críticas aos costumes da sociedade em diferentes aspectos. Abrangem a literatura infantil, a cabeleira masculina, o trânsito, as visitas de soberanos às antigas colônias, a falsidade e o ciúme.

capriccio3


18. 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

tumblr_lhd2faRtbq1qedhbvo1_500


17. Delicious Catastrophe (Piotr Kamler, 1970)

Um intruso quebra a monotonia de uma existência repetitiva causando o que parece ser uma catástrofe.

delicious-catastrophe


16. Flora (Jan Svankmajer, 1989)

Os momentos finais de uma criatura feita de frutas e legumes.

vlcsnap-2010-06-11-19h13m37s241


15. Destino (Dominique Monfery, 2003)

Destino é um curta-metragem animado lançado em 2003 pela The Walt Disney Company.

Destino é único em que a sua produção inicialmente começou em 1945, 58 anos antes da sua eventual conclusão. O projeto foi uma colaboração entre animador americano Walt Disney e pintor espanhol surrealista Salvador Dalí, e inclui música escrita pelo compositor mexicano Armando Dominguez. Os seis minutos de curta mostram a história do mal-fadado amor que Chronos tem para uma mulher mortal. A história continua como a fêmea dança através das paisagens surreais inspiradas por Salvador Dalí.

maxresdefault

Comments

Leave a Reply
  1. Desde o início do post já tinha em mente “A Montanha Sagrada”, e também as outras obras do mestre Jodorowsky se encaixam bem, inclusive o mais atual, ” A Dança da Realidade”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments