, ,


Os 15 melhores filmes relacionados ao movimento Punk Rock

Os 15 melhores filmes relacionados ao movimento Punk Rock

De Taste of Cinema

O Punk Rock foi um movimento que moldou toda uma geração e as tentativas de reviver ele ainda existem. Foi um momento na história – não só na música, mas em cada aspecto social – que não pode ser repetido, a partir desse fato vem a sua especial e qualidade única.

Esta lista apresenta 15 filmes que, de alguma forma, lidam com as questões em torno do movimento punk, seja de forma direta ou indireta, através dos tons narrativos e visuais que lembram a revolução de 1977.


1. Magnicídio (Derek Jarman, 1978)

Este filme é considerado o primeiro filme punk da História. Repleto de humor negro, esse filme faz uma dissecação ultrajante da vida urbana moderna. Entremeado por algumas atitudes corretas, o roteiro tem a determinação de chocar a qualquer custo. Fantasia punk de um futuro pós-apocalíptico numa Inglaterra moribunda. A rainha está morta, o palácio de Buckingham é um estúdio de gravação e os policiais transam entre si quando não estão quebrando cabeças de jovens.


2. Suburbia (Penelope Spheeris, 1983)

Evan é um garoto de família desestruturada que sai de casa sem rumo e passa a integrar os T.R. (The Rejected), um grupo de punks que ocupa uma casa abandonada e vive basicamente de pequenos furtos. Alguns atos de vandalismo, porém, passam a incomodar profundamente a sociedade local, gerando cada vez mais violência de ambos os lados.


3. Hated: GG Allin & the Murder Junkies (Todd Phillips, 1993)

Hated é um documentário de 1994 dirigido por Todd Phillips sobre a intensa vida do G.G. Allin, um vocalista punk, que respirou o Punk Rock durante sua vida, cuja carreira foi bruscamente encerrada por uma overdose de drogas em 1993 (ele pretendia se matar em um show, infelizmente não aconteceu como ele queria). Allin era conhecido por sua atitude infame, pelo comportamento imoral, pelo abuso de drogas, álcool, violência psicológica e, principalmente, por seus caóticos e impressionantes shows, recheados por sua postura política indecente (aparecer nu no show era algo comum para ele), defecar no palco, linguagem obscena, entre outras coisas.


4. Rock’n’Roll High School (Alan Arkush, 1979)

A personagem principal, Riff Randall (P.J. Soles), é conhecida como a maior fã de Ramones da Vince Lombardi High School. Fica na fila por três dias para comprar os ingressos para ver o Ramones, esperando encontrar-se com Joey e poder dar-lhe uma canção que escreveu para a banda: “Rock N’ Roll High School”. Os Ramones em troca ajudam Riff a salvar o Colégio, criando várias passagens hilariantes.


5. Sid and Nancy (Alex Cox, 1986)

Uma trágica história de amor e devoção total até a morte. O lendário Sid Vicious, integrante do Sex Pistols, tem sua participação menosprezada pela banda, mas teve uma vida mais agitada e fascinante do que todos os integrantes juntos. Sua vida já tumultuada e autodestrutiva, foi potencializada com a chegada de Nancy. Viciados em heroína e tendo eles juntos como uma droga do outro, Sid & Nancy são os ícones perfeitos da geração punk da década de 1970.

Comments

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments