, ,


10 documentários essenciais de Eduardo Coutinho

10 documentários essenciais de Eduardo Coutinho

Considerado um dos maiores documentaristas do Brasil, Coutinho é ganhador do Kikito de Cristal, principal premiação do cinema nacional, pelo conjunto da obra. Entre seus principais filmes estão “Edifício Master”, “Jogo de cena”, “Babilônia 2000” e “Cabra Marcado para Morrer”.

Em junho passado, ele e José Padilha foram convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar.


10. Jogo de Cena (2007)

Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, sendo filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres.


9. O homem que comprou o mundo (1968)

José Guerra, humilde cidadão do país Reserva 17, procura ingenuamente descontar um cheque de cem mil “strikmas”, que recebeu de um misterioso hindu, e acaba por lançar a confusão em um poderoso banco, onde um computador eletrônico, depois de mostrar-se impotente para realizar a conversão da quantia, ordena sua detenção. Com a revelação feita pelo sábio do país, as cem mil “strikmas” equivalem a dez trilhões de dólares, as autoridades exigem que o dinheiro seja depositado no banco estatal e ordenam o confinamento de José Guerra no interesse da segurança nacional. Isolado numa fortaleza, casa-se secretamente com Rosinha. Em sua lua-de-mel tem delírios de aquisição, nos quais se incluem o Maracanã e a Estátua da Liberdade. José consegue iludir seus opressores e empreende espetacular fuga: a pé, a cavalo, de patinete, na cidade e nas selvas. Não pode parar. Buscará sempre uma liberdade que sempre lhe fugirá.


8. Theodorico, Imperador do Sertão (1978)

É a primeira grande obra que se tem notícia sobre a vida do “majó” Theodorico Bezerra. Mostra-se inovadora, embora não seja revolucionária, e critica a realidade brasileira ao problematizar, de maneira distinta, a condição do povo sertanejo do período. No documentário, Eduardo Coutinho consegue centralizar a história em apenas um personagem, o próprio major Theodorico Bezerra, que narra inteiramente o filme de sua vida, entrevistando pessoas e falando de suas ideias.


7. Cabra Marcado Para Morrer (1984)

O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Foi interrompido em 1964, em razão do golpe militar e recomeçado 17 anos depois. Foram reunidos os mesmos técnicos, locais e personagens reais para contar a sua história.
Conta a história das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé e a vida de João Pedro através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que conta sobre a sua vida nesses vinte anos, assim como a de seus filhos, separados dela desde dezembro de 1964.


6. Santa Marta – Duas Semanas no Morro (1987)

O dia-a-dia dos moradores do morro Santa Marta, zona sul do Rio de Janeiro

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments