, ,


15 filmes proibidos que chocaram o mundo

15 filmes proibidos que chocaram o mundo

Desde os primórdios do cinema, tem havido filmes que foram executados com dificuldades, e foram proibidos por uma questão de manter o público moralmente higiênico. Alguns países são banidores prolíficos de filmes, por exemplo, os censores da Alemanha, Noruega, Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Austrália apenas parecem odiar todos os filmes de terror violento e ponto final. Eles têm uma atitude liberal para com nudez e sexo, mas qualquer grau de “violência de alto impacto”, como eles chamam, deixa um filme em sérios apuros.

Durante muito tempo, os censores britânicos foram os mais difíceis do mundo ocidental e no início de 1980, o fenômeno ‘Video desagradável’ viu 39 filmes processados com sucesso sob as leis de obscenidade. O surto de histeria que acompanhou a proibição dos filmes era totalmente fora de proporção ao seu teor real em sua maior parte, e a imprensa britânica foi em grande parte culpada de manusearem a histeria que alimentou o absurdo. Esta corrida para proibir o que era principalmente um monte de filmes de terror mal feitos foi um fenômeno cultural específico para a Grã-Bretanha.

Neste artigo, são 15 filmes que foram proibidos de forma consistente em todos os países do globo. Alguns já não são amplamente proibidos, mas todos os 15 são notórios por suas histórias de censura conturbado e eles inspiraram o pânico em guardiões morais do mundo.


15. O Encouraçado Potemkin (Sergei M. Eisenstein, 1925) 

Banido: França, Alemanha, Finlândia, Coréia do Sul, Espanha

Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin, quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada, com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam a comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados, Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.


14. Sem Novidade no Front (Lewis Milestone, 1930)

Banido : França, Alemanha, Itália

Sete estudantes patriotas alemães apresentam-se como voluntários para o serviço militar em plena Primeira Guerra Mundial. Baseado no conto honônimo de Erich Maria Remarque, ”Sem Novidade no Front” é um filme pacifista, considerado o maior filme anti-guerra de todos os tempos, que mostra a loucura e futilidade da guerra. Mesmo muitos anos após o seu lançamento, continua sendo um tema atual e dominante nos países que sofreram e sofrem com a guerra. Vencedor dos Oscars de melhor filme e direção. A mesma história ganhou uma versão televisiva intitulada ”Adeus à Inocência”.


13. A Morte do Demônio (Sam Raimi, 1981)

Banido : Cingapura, Finlândia, Reino Unido, Alemanha, Islândia, Irlanda

Ash (Bruce Campbell), sua namorada e seus amigos, vão passar um fim de semana em uma cabana na floresta, chegando lá encontram o Necronomicon, o livro dos mortos, que os deixam em uma terrível situação, onde tentarão sobreviver em um cenário bizarro e desesperador.


12. Um Filme Sérvio (Srdjan Spasojevic, 2010)

Banido : Brasil, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Finlândia, Noruega

Dirigido, produzido e escrito pelo estreante Srdjan Spasojevic, “A Serbian Film” conta a história de Milos, um ex-ator pornô que está longe do negócio e vive com sua esposa e filho. A situação não é tão fácil com a crise econômica e, portanto, aceita a oferta de um antigo colega da indústria e uma estrela de cinema XXX. Lá você vai descobrir que as intenções do diretor de ir além do simples ato erótico.


11. Saló – Os 120 dias de Sodoma (Pier Paolo Pasolini, 1975)

Banido : Itália, Finlândia, Austrália, Alemanha, Nova Zelândia, Noruega

Baseado livremente em histórias de Marquês de Sade (“Círculo de Manias”, “Círculo da Merda” e “Círculo do Sangue”), passa-se na Itália controlada pelos nazistas, onde quatro libertários fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam em uma mansão com guardas. A partir daí, eles passam a ser usados como fonte de prazer, masoquismo e morte.


10. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)

Banido : Irlanda, Reino Unido, Singapura, Malásia, Espanha, Coréia do Sul

Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror. Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados. Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas, Mr. Alexander (Patrick Magee) e sua esposa.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments