, ,


10 filmes essenciais de Rainer Werner Fassbinder

10 filmes essenciais de Rainer Werner Fassbinder

Fassbinder era homossexual assumido. Predominam em suas obras temáticas relativas à situação de “deslocados” na sociedade alemã. A condição humana, mesmo demonstrada através do amor lésbico, é o tema fundamental em seu filme As Lágrimas Amargas de Petra von Kant ou, em seu original, Die bitteren tränen der Petra Von Kant(1971).

A solidão, o medo, o desespero, uma angústia, uma busca pela própria identidade e o amor não correspondido são assuntos recorrentes em seus filmes. As paixões íntimas como forma de retratar uma época – conseqüências da Alemanha dos anos setenta que ainda carregava marcas do pós-guerra, dar democracia recebida como compensação – e dar o testemunho de suas dificuldades econômicas, políticas, morais e sexuais são os grandes temas do cinema de Fassbinder.


10. Querelle (1982)

O marujo francês Querelle chega a Brest e frequenta um estranho bordel. Logo descobre que seu irmão Robert é amante da dona do lugar, Lysiane. “Aqui você pode jogar dados com Nono, o marido de Lysiane: se você ganhar, pode fazer amor com ela; se perder terá que fazer amor com Nono…” Querelle perde de propósito.


9. O Mundo Por Um Fio (1973)

Baseado num romance de Daniel F. Galouye, WELT AM DRAHT é um filme de ficção científica em duas partes, realizado para a televisão. Uma equipe de cientistas criou um modelo que permite simular o modo como a sociedade se desenvolverá no futuro: os seus membros são bonecos vivos, inspirados em pessoas reais. O chefe da equipe de cientistas, assustado com o que fizera, suicida-se e o seu assistente começa a investigar o caso.Na segunda parte de WELT AM DRAHT, o assistente do chefe da equipe de cientistas foge e acabará vencido.


8. O Direito do Mais Forte (1975)

Franz Biberkopf é um gay pobre, que viaja com um circo. Consegue ganhar na loteria um milhão de marcos e atrai a atenção de um rapaz que está apenas interessado em seu dinheiro. Será que eles continuarão juntos após acabar a grana?


7. Precauções Diante de uma Prostituta Santa (1971)

Durante as filmagens de uma produção, a equipe aguarda a chegada do diretor. Quando este chega, deve pôr em ordem a casa, mas falta material para filmar e as tensões entre os atores e o diretor começam a ficar aparentes. Com a aproximação do prazo final e as constantes brigas, o filme parece que jamais será feito.


6. As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972)

Adaptado da peça homônima do próprio Fassbinder, Petra von Kant é uma estilista de sucesso extremamente arrogante e egocêntrica, que tem como única pessoa próxima sua secretária. Num dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo chamada Karin, que vai morar em sua casa e usá-la até não precisar mais.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments