, ,


10 filmes que influenciaram o cinema de Christopher Nolan

10 filmes que influenciaram o cinema de Christopher Nolan

Ao explicar por que saiu da escola de cinema, Paul Thomas Anderson disse: “Minha educação sobre cinema consistia em descobrir o que os cineastas que eu gostava estavam assistindo, e em seguida, assistir aqueles filmes. Eu aprendi o material técnico em livros e revistas.

Qualquer que seja a motivação, a alegria de descobrir a linhagem de um diretor favorito, assistindo os filmes que o inspiraram dá o prazer de descobrir novas e excelentes obras.

Ao contrário de muitos cineastas contemporâneos adaptando-se a um modelo de negócio que funciona como auto-promoção, Christopher Nolan não gosta de discutir seus filmes e ele se recusa a falar sobre sua vida familiar. O retrato montado a partir de entrevistas com seus colaboradores e os casos em que ele discute o trabalho de outros diretores sugere uma personalidade orientada para a perfeição, que emana controle. Estes dez filmes nos fornecem pistas sobre onde o entendimento de Nolan de cinema perfeição é originário.


1. 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968, Stanley Kubrick)

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.


2. O Testamento do Dr. Mabuse (1933, Fritz Lang)

Inspetor de polícia de Berlim investiga um caso em que todas as pistas levam a um homem que está internado num hospital para doentes mentais há muitos anos, o Dr. Mabuse.


3. Os Suspeitos (1995, Bryan Singer)

Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e há apenas duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão, que é portador de um defeito físico, testemunhou o ocorrido no cais e saiu completamente ileso. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, um húngaro misterioso e impiedoso, como o homem que foi o mentor intelectual de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina. O prêmio pelos sobreviventes que desapareceram foi estipulado em 91 milhões de dólares e o delegado encarregado das investigações acha que falta algo no caso, que crie um elo que possa ser possível saber quem é Keyser Soze.


4. Sob o Domínio do Mal (1962, John Frankenheimer)

Após retornar como herói da Guerra da Coréia, Raymond Shaw (Laurence Harvey) e seu pelotão não conseguem se lembrar direito o que aconteceu para ele ter recebido tal condecoração. Bennett Marco (Frank Sinatra) e um outro soldado, que faziam parte do pelotão, começam a ter pesadelos horríveis sobre alguns acontecimentos vividos durante a guerra. Marco então pesquisa sobre a vida atual de Shaw, e descobre que segredos horríveis podem estar guardados sob a memória perdida, inclusive de que Shaw pode estar sendo manipulado pelos seus inimigos através de uma perigosa lavagem cerebral.

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments