10 filmes sobre o budismo

10 filmes sobre o budismo

O que é um filme “budista”? Eu tenho uma definição bastante liberal e que é: qualquer filme que retrata a ‘visão do mundo budista’, com temas de reencarnação ou aquele que apresenta os monges e os ensinamentos de Buda diretamente ou qualquer filme que é fortemente influenciada por ideias budistas.


10. Milarepa (Neten Chokling, 2006)

Milarepa morreu há mais de 900 anos, mas ainda é um dos nomes mais cultuados do Tibet. Filho de um pai rico, ele viu sua fortuna ser roubada pelos tios e passou a viver com a mãe na miséria. Cansada de sofrer, ela o mandou estudar magia negra com os feiticeiros nas montanhas para que voltasse poderoso e matasse os tios e os vizinhos que lhes viraram as costas.

vlcsnap-2012-05-02-21h10m46s235


9. O Pequeno Buda (Bernardo Bertolucci, 1993)

Seattle. Um dia, ao voltar para casa, o arquiteto Dean Conrad (Chris Isaak) encontra dois monges budistas tibetanos, Lama Norbu (Ruocheng Ying) e Kenpo Tensin (Sogyal Rinpoche), sentados na sua sala de estar, conversando com Lisa (Bridget Fonda), sua esposa. Guiados por vários sonhos perturbadores, os monges viajaram do Nepal até Seattle pois acreditam que um garoto de 10 anos, Jesse (Alex Wiesendanger), o filho de Dean, possa ser a reencarnação de Lama Dorje (Geshe Tsultim Gyelsen), um lendário e místico budista. Inicialmente Dean e Lisa ficam céticos, especialmente quando os monges manifestam interesse em levar Jesse para o Butão, na intenção de comprovar ou não se ele é a reencarnação de Lama Dorje. Porém após o suicídio de Even, um sócio de Dean, este muda de ideis. Após deixar Lisa nos Estados Unidos, Dean viaja com o filho para o Butão.


8. Kundun (Martin Scorsese, 1997)

Em 1933, morre o décimo-terceiro Dalai Lama. Quatro anos depois, em uma remota área do Tibet, é encontrado um menino de dois anos, que é identificado como a reencarnação de Dalai Lama, o “Buda da Compaixão”. Dois anos mais tarde, o garoto é levado para Lhasa, onde é educado como um monge e preparado para se tornar um chefe de estado. Quando tem 14 anos passa a enfrentar problemas com a China, que pretende tomar posse do Tibet.


7. Samsara (Pan Nalin, 2001)

Samsara é uma “história de amor espiritual” filmada nas imponentes locações geladas do Himalaia. O foco está centrado nas buscas empreendidas por duas pessoas diferentes. De um lado, um homem procura pelo esclarecimento espiritual por meio da renúncia ao mundo real. De outro, uma mulher quer encontrar esclarecimento no amor e uma nova vida inserida no mundo. Essas duas buscas, em determinado momento, se cruzarão e conectarão irreversivelmente a vida dos personagens. Um jovem discípulo à monge, depois de passar três anos meditando solitariamente nas montanhas, é levado de volta para seu monastério, onde recupera suas forças. Em um passeio na aldeia, conhece Pema, se apaixona à primeira vista e desiste da sua vocação. Mas logo se depara com seu despreparo perante as dificuldades e desafios do dia-a-dia.


6. Siddhartha (Conrad Rooks, 1972)

Baseado na famosa Obra literária de Hermann Hesse , esta maravilhoso filme espiritual narra a História de um Jovem que aos 18 anos de idade escolhe transformar a busca pela perfeição em sua meta principal de vida , para isso deixa a casa de seus pais que lhe proporcionava uma condição abastada materialmente mas de grande pobreza espiritual, parte em sua jornada rumo ao auto conhecimento, torna-se discípulo de Buda, asceta, e vai cada vez mais buscando o sentido do Karma assim como do Sanmsara. Uma jornada sem igual em busca da Alma humana e do verdadeiro Eu.

Anterior1 de 2

2 Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *