, ,


10 filmes que reescreveram a história

10 filmes que reescreveram a história

Filmes baseados em histórias reais muitas vezes alteram pequenos detalhes do fato, a fim de fazer uma melhor interpretação cinematográfica. Menos comum, no entanto, são filmes que deliberadamente mudam principais acontecimentos históricos que o público conhece bem.

Os filmes nesta lista abordam a história com uma outra alternativa, alguns insistem em uma grande mudança que afeta o mundo e alguns abordam as mudanças em pequenas maneiras, mas todos oferecem uma fascinante visão sobre a forma como vemos a história e seu impacto sobre a nossa cultura.


10. Capitão América: O Primeiro Vingador (Joe Johnston, 2011)

Nascido durante a Grande Depressão, Steve Rogers teve uma frágil juventude em uma família pobre. Horrorizado com as imagens dos noticiários sobre os nazistas na Europa, Rogers se alista no exército. No entanto, em função de sua saúde debilitada, ele é rejeitado. Atento ao esforço do rapaz, o general Chester Phillips oferece a ele a oportunidade se fazer parte de uma experiência… Operação: Renascimento. Depois de semanas de testes, Rogers finalmente recebe o soro de Supersoldado e é bombardeado com radiações. Steve Rogers emerge do tratamento com um corpo tão saudável quanto um corpo pode ser, sendo ainda humano. Ele é colocado então em um tático e intensivo programa de treinamento. Três meses depois, ele recebe sua primeira missão como Capitão América. Armado com seu indestrutível escudo e conhecimento de batalha, Capitão América passa então a lutar contra o Mal, se tornando o líder dos Vingadores.


9. C.S.A.: The Confederate States of America (Kevin Willmott, 2004)

Através da visão de um documentário inglês, como seriam os Estados Unidos da América se o Sul tivesse ganho a guerra civil. Apresenta uma História alternativa em que os sulistas venceram a Guerra da Secessão e a escravatura não foi abolida nos EUA.


8. Watchmen (Zack Snyder, 2009)

“Watchmen” é situado em uma América alternativa de 1985, na qual super-heróis fantasiados são parte da estrutura comum da sociedade, e o “Relógio do Juízo Final” que marca a tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética é permanentemente acertado em cinco minutos para a meia-noite. Quando um de seus antigos colegas é assassinado, o abatido, mas não menos determinado, vigilante mascarado Rorschach decide investigar um plano para matar e desacreditar todos os super-heróis do passado e do presente.


7. It Happened Here (Kevin Brownlow & Andrew Mollo, 1964)

Uma ficção histórica muito interessante contando o que aconteceria se os alemães tivessem conseguido desembarcar na Inglaterra em 1940. Os alemães lutam contra os resistentes, e a população civil, presa entre dois fogos, sofre sacrifícios sangrentos. A personagem central, uma enfermeira, obrigada a se engajar no serviço de saúde pró-nazi, descobre pouco a pouco o horror nos dois lados.


6. Meia-Noite em Paris (Woody Allen, 2011)

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Comments

Leave a Reply
  1. Bastardos Inglórios, obrigado por lavar a alma da humanidade (com sangue e escalpos, diga-se).

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments