Os 10 melhores filmes influenciados pela filosofia marxista

Os 10 melhores filmes influenciados pela filosofia marxista

5. Film Socialisme (Jean-Luc Godard, 2010)

Num cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista.
As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre liberdade, igualdade e fraternidade. Por último, um percurso por seis lugares mitológicos: Egito, Palestina, Hellas, Nápoles e Barcelona.


4. Outubro (Sergei Eisenstein, 1928)

Em tom de documentário, acontecimentos em Petrogrado são encenados desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. Lênin volta em abril. Em julho, os contra-revolucionários mandam prendê-lo. Em outubro, os Bolsheviks estão prontos para atacar: os dez dias que abalaram o mundo.


3. Um Homem Com uma Câmera (Dziga Vertov, 1929)

Cinegrafista viaja documentando cenas da União Soviética no começo do século 20, mostrando cenas urbanas, do cotidiano e da intimidade de seus cidadãos.


2. Teorema (Pier Paolo Pasolini, 1968)

Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma.


1. O Encouraçado Potemkin (Sergei Eisenstein, 1925)

Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Os marujos erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.

2 de 2Próximo

7 Comments

Leave a Reply
  1. Sério que alguém conseguiu tirar alguma mensagem marxista do Film Socialism? Foi só eu que não entendi praticamente bulhufas desse filme?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *