, ,


5 grandes documentários disponiveis no Netflix

5 grandes documentários disponiveis no Netflix

Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso da exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.


1. Cosmos: Odisseia no Espaço (Ann Druyan ,2014)

‘Cosmos: Odisseia no Espaço’ inventa novas narrativas científicas de maneira a revelar a imensidão do universo e reinventar elementos míticos da série original, incluindo o calendário cósmico (Cosmic Calendar) e a Nave espacial da Imaginação (Ship of the Imagination). Unindo ceticismo e pensamento, e interligando a ciência rigorosa com elementos visuais, emocionais e espirituais, esta é uma experiência transcendente – a visão do cosmos na sua imensa escala tal como a conhecemos.


2. Blackfish – Fúria Animal (Gabriela Cowperthwaite, 2013)

O longa conta a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem o painel e ajudam a entender o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos.


3. A Praça Tahrir (Jehane Noujaim, 2013)

O que significa arriscar sua vida por seus ideais? Até onde revolucionários podem ir para defender suas crenças na luta pela sua nação?


4. Nascidos em Bordéis (Ross Kauffman, 2004)

Premiado nos mais importantes festivais internacionais, incluindo Sundance e a International Documentary Association, essa co-produção EUA/India é assinada por dois cineasta que narram sua experiência em Calcutá, quando conheceram de perto a vida dos filhos de prostitutas que trabalham na área dos bordéis da cidade.


5. Em busca de Iara (Flavio Frederico, 2013)

Este documentário relata a trajetória excepcional de Iara Iavelberg. Apesar de ter uma situação financeira confortável, ela decidiu abandonar a família e investir na luta armada durante a ditadura militar. Iara teve uma relação amorosa com o capitão Carlos Lamarca, e morreu em 1971, aos 27 anos de idade.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments