, ,


14 filmes para uma introdução ao Novo Cinema Alemão

14 filmes para uma introdução ao Novo Cinema Alemão

Novo Cinema Alemão é um movimento cinematográfica alemão das décadas de 1960 e 1970, influenciado pela Nouvelle Vague francesa e pelos movimentos de protesto de 1968.

Seus realizadores mais influentes foram Alexander Kluge, Edgar Reitz, Wim Wenders, Volker Schlöndorff, Werner Herzog (não se considerava um membro, mas era um importante simpatizante do movimento), Hans-Jürgen Syberberg, Werner Schroeter e Rainer Werner Fassbinder. Esses cineastas colocaram a crítica social e política no centro do seu trabalho – em oposição ao cinema de puro entretenimento. As produções eram geralmente implementadas independentemente dos grandes estúdios de cinema.


1. Machorka-Muff (Danièle Huillet, Jean-Marie Straub, 1963)

Nas palavras de seus diretores, “Machorka-Muff” é a história de uma violação (a violação de um país, ao qual reimpuseram um exército, no qual um antigo general nazista é convidado a tomar parte num imaginário rearmamento do governo alemão no pós-guerra, após a renúncia política do chanceler Konrad Adenauer.

Machorka-Muff (1963)


2. O Jovem Törless (Volker Schlöndorff, 1966)

No início do século passado, na Áustria, o jovem estudante Törless, tímido e inteligente observava o comportamento sádico de seus amigos da escola, e não toma nanhuma providência, quando estes escolhem como vítima um colega da sala de aula, até que a tortura vai longe demais. Adaptação do aclamado livro, Young Törless de Robert Musil, esta obra prima, deu internacionalidade ao movimento do Cinema Novo Alemão, e ganhou em 1996 no Festival de Cannes, o Prêmio da Crítica Internacional para o já bastante premiado ciretor, Volker Schlondorff. Estudo intrigante da natureza humana na sociedade moderna.

The Young Törless (1966)


3. Aguirre, a Cólera dos Deuses (Werner Herzog, 1972)

Algumas décadas após a destruição do Império Inca o explorador Gonzalo Pizarro envia uma expedição para uma arriscada missão, encontrar e tomar posse do tão sonhado e enigmático “El Dorado”, um lugar cheio de ouro e riquezas. Deixando as montanhas do Peru, os conquistadores rumam em direção ao rio Amazonas, e logo começam a enfrentar os perigos e dificuldades da traiçoeira selva. Além disso, obcecado e louco por riqueza e poder, Don Lope de Aguirre passa a liderar o grupo. E, em meio a sua total insanidade, parte com a expedição de conquistadores para uma bizarra jornada rumo ao desconhecido.

Aguirre Wrath of God


4. O Mundo Por Um Fio (Rainer Werner Fassbinder, 1973)

Baseado num romance de Daniel F. Galouye, WELT AM DRAHT é um filme de ficção científica em duas partes, realizado para a televisão. Uma equipe de cientistas criou um modelo que permite simular o modo como a sociedade se desenvolverá no futuro: os seus membros são bonecos vivos, inspirados em pessoas reais. O chefe da equipe de cientistas, assustado com o que fizera, suicida-se e o seu assistente começa a investigar o caso.Na segunda parte de WELT AM DRAHT, o assistente do chefe da equipe de cientistas foge e acabará vencido.

World on a Wire

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments