, ,


10 grandes filmes sobre escritores que você precisa ver

10 grandes filmes sobre escritores que você precisa ver

Os escritores entram no mundo do inconsciente e lutam com seus demônios. Naturalmente, eles retratam o escritor com um caráter profundo, complexo, com esperanças e aspirações, neurose e pesadelos que acabam sendo projetados para os personagens que eles criam.


1. Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950)

No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.


2. Fome (Henning Carlsen, 1966)

Escritor miserável e faminto tenta publicar um artigo em um jornal local de Kristiania (antiga Oslo), enquanto é enxotado, humilhado e dispensado de vários serviços. Isso tudo, pontuado pelo mote principal da trama, a inanição, que o faz delirar perturbadoramente entre a perversa luta pela sobrevivência, ilusões românticas, o frio melancólico, a falsa dignidade e a inocente esperança de redenção.


3. Louca Obsessão (Rob Reiner, 1990)

Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido por uma enfermeira (Kathy Bates) que se autodenomina sua fã número um. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os originais do novo livro do escritor, percebe que sua personalidade predileta será morta, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras da “fã”.


4. Uma Eternidade E Um Dia (Theodoros Angelopoulos, 1998)

Alexandre (Bruno Ganz), um famoso escritor se prepara para deixar a casa que sempre viveu. Ao arrumar seus pertences, encontra uma carta de sua mulher, Ana (Isabelle Renauld), sobre um dia de verão há 30 anos. Assim, ele começa estranha viagem, onde o passado e o presente se misturam. Enquanto reavalia a sua vida, Alexandre passa por uma nova experiência, ao ajudar um garoto albanês a cruzar a fronteira.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments