, ,


10 grandes filmes de gângster

10 grandes filmes de gângster

Gêneros vêm e vão, mas os filmes de gangster nunca vão embora. Da era preto e branco para o 3D, estes assassinos mafiosos moralmente falidos com os seus próprios códigos de honra têm mantido um fascínio. As armas, os fatos, as lutas de poder, os títulos, as traições e, acima de tudo, a violência desenfreada fizeram os gangsteres marcarem a história do cinema.

Diretores de classe como Howard Hawks, Francis Ford Coppola e Scorsese têm elevado o gênero acima, e aqui estão alguns dos maiores filmes de gângster do cinema.


1. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972)

Descendente de uma poderosíssima família de mafiosos, Michale, renega, a princípio, os negócios da mafia e tenta construir uma carreira militar. Premido porém pela tentativa de assassinato de seu pai Don Vito Corleone por outra família mafiosa.


2. Sindicato de Ladrões (Elia Kazan, 1954)

Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint). Vencedor de 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator (Marlon Brando).


3. Scarface, a Vergonha de uma Nação (Howard Hawks, 1932)

Na Chicago dos anos 20, um gângster (Paul Muni) mata um rival do seu chefe e rapidamente ganha destaque dentro da quadrilha. Ele espera o momento exato para assassinar seu chefe e se tornar o novo líder do bando, mas o fato de sua irmã (Ann Dvorak), por quem ele sente uma paixão incestuosa, estar envolvida com seu homem de confiança (George Raft) o deixa totalmente abalado. Este fato gerará trágicas consequências.


4. Fúria Sanguinária (Raoul Walsh, 1949)

Chefão de gangue de criminosos, após um assalto a um trem que acaba na morte de quatro pessoas, resolve se entregar sob a confissão de um assalto a um hotel, para evitar a câmara de gás por causa do golpe com o trem. Dentro da cadeia, a polícia infiltra um homem como seu companheiro de cela para obter mais informações.

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments