, ,


O Mito da Caverna de Platão em 10 Filmes

O Mito da Caverna de Platão em 10 Filmes

Você está preso em uma caverna escura, acorrentado e forçado a olhar para uma parede na frente de você, e você tem sido colocado nesta posição desde o seu nascimento. Nesta parede, você vê sombras de figuras e objetos iluminados por um fogo posicionado atrás de você. Soa familiar? Um dos mais antigos experimentos mentais na história da filosofia, a alegoria da caverna de Platão serve como um veículo para ajudar a imaginar um mundo ou uma realidade nova.

Quase toda a filosofia está em débito com Platão, de uma forma ou de outra, por isso sem surpresa muitos filmes fazem alusão a ele e à sua alegoria da caverna em particular. Aqui está uma lista de 10 grandes filmes que apresentam as alegorias da caverna platônica.

Que filmes você acrescentaria a esta lista?

Por Taste of Cinema


1. Uma Aventura LEGO (Christopher Miller & Phil Lord, 2014)

A aventura animada conta a história de Emmet, uma minifigura LEGO seguidora de regras e perfeitamente comum, que é erroneamente identificada como a pessoa mais extraordinária e a chave para salvar o mundo. Ele é recrutado para integrar uma sociedade de estranhos e seguir uma jornada épica para deter um tirano, uma viagem divertida para a qual Emmet vai totalmente despreparado.


2. Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock, 1951)

Guy Haines, um tenista profissional, tem a oportunidade de conhecer Bruno Antony, um rico perdulário, em um trem. Tendo lido tudo sobre Guy, Bruno está sabendo que o jogador de tênis tem um casamento infeliz com Miriam e foi visto na companhia de Anne Morton, a filha de um senador. Inoportunamente, Bruno revela para Guy que sempre odiou seu pai. Guy escuta Bruno discursar sobre a teoria da “troca de assassinatos”. Supondo que Bruno matasse Miriam e Guy, em troca, assassinasse o pai de Bruno, não haveria conexão entre os assassinos e suas vítimas e no momento das mortes os interessados teriam álibis que os deixariam livres de qualquer suspeita. Ao chegar no seu destino Guy se despede de Bruno, sem pensar mais na teoria homicida dele, que considerou uma piada. Mas Bruno em sua loucura entendeu que havia um pacto entre eles. Em pouco tempo Miriam é estrangulada e agora Bruno quer que Guy mate seu pai e cumpra sua parte no acordo.


3. Sinédoque, Nova York (Charlie Kaufman, 2008)

Caden (Philip Seymour Hoffman) é um dramaturgo angustiado que tem problemas com as diversas mulheres de sua vida, incluindo sua ex-mulher Adele (Catherine Keener), uma pintora famosa que o trocou por um artista alemão, sua filha Olive (Sadie Goldstein) e a atual esposa Lucy (Michelle Williams).


4. Interestelar (Christopher Nolan, 2014)

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.


5. Ilha do Medo (Martin Scorsese, 2010)

Em 1954, uma dupla de agentes federais investiga o desaparecimento de uma assassina que estava hospitalizada. Ao viajarem para Shutter Island – ilha localizada em Massachusetts – para cuidar do caso, eles enfrentam desde uma rebelião de presos a um furacão, ficando presos no local e emaranhados numa rede de intrigas.

Comments

Leave a Reply
  1. Vanilla Sky foi inspirado (pra não dizer ‘cópia’ haha) no filme espanhol Abra los ojos, que vem a ser muito melhor que a produção hollywoodiana

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments