, ,


10 filmes essenciais de Dario Argento

10 filmes essenciais de Dario Argento

Dario Argento é chamado de “Hitchcock italiano” Seus filmes muitas vezes perturbadores e terríveis possuem uma beleza visual inigável, que além de filmar lendas cinematográficas como Mario Bava, seu talento tambem combina em tecer mistérios extremamente ameaçadores para acordar dos pesadelos de que se mostram na psique do público.Seu pai era Salvatore Argento (produtor de cinema) e sua mãe Elda Luxardo (modelo).

Dario levou uma infância relativamente normal, foi nos primeiros anos que encontrou um fascínio na fantasia sombria. Inspirado pelas obras dos irmãos Grimm e de Edgar Allan Poe, ele não demorou muito para a sua vívida imaginação começar a correr solta . Argento se tornou um crítico para Paese Sera Roma quando ainda era um estudante de colégio católico,ele decidiu colocar seus conhecimentos para uma boa utilização por escrever um roteiro. Depois de ganhar seu nome nos créditos iniciais em vários filmes de Westerns e dramas.Em meados dos anos 60, uma colaboração com Bernardo Bertolucci e Sergio Leone resultou no clássico “Era Uma Vez no Oeste, isso começou a abrir muitas portas para o roteirista jovem e ambicioso.


10. Quatro Moscas sobre Veludo Cinza (1971)

Este filme se utiliza de uma velha lenda urbana, que afirma que as retinas de um morto registram a última coisa vista. Ao olhar nos olhos de uma vítima de assassinato, o músico Roberto Tobias, que é perseguido pelo mesmo assassino misterioso, vê justamente quatro moscas sobre veludo cinza. Descobrir de onde veio aquela ima- gem é o único caminho que encontra para se livrar dos problemas em que se envolveu.


9. A Catedral (Co-Produzido e Co-Escrito por Dario Argento, 1989)

Na Era Medieval, uma catedral é construída para abrigar e esconder corpos de pessoas consideradas possuídas por demônios. Séculos depois, um jovem bibiotecário libera o mal que está sob a construção ao remover uma pedra nas catacumbas. Ao redor, uma série de eventos macabros começa a acontecer e o padre Gus parece ser o único a não estar possuído. Portanto, cabe a ele a tarefa de evitar o caos na cidade ao encontrar um segredo, na própria igreja, que libertará a cidade dos demônios.


8. Phenomena (1985)

Jennifer Corvino (Jennifer Connelly), filha de uma estrela americana do cinema, estuda em uma escola suíça sob a tutela de severa Mrs. Bruckner (Daria Nicolodi). Possuindo o dom da telepatia, Jennifer comunica-se instintivamente com insetos, especialmente quando ela ataques de sonambulismo. Isso causa alguns problemas de relacionamento com seus colegas de escola, mas desperta o interesse do entomologista Dr. MacGregor (Donald Pleasence), que frequentemente usa as habilidades dos insetos para ajudar nas investigações da polícia. Na escola de Jennifer há um serial killer espalhando o medo no lugar e a intenção do Dr. MacGregor é utilizar a moça como isca para capturar o criminoso.


7. Demons – Filhos das Trevas (Co-Produzido e Co-Escrito por Dario Argento, 1985)

Duas jovens, são convidadas a ir a uma sessão de cinema, onde um filme sobre zumbis será exibido. Durante a sessão, alguns espectadores se contaminam com uma misteriosa máscara e acabam se tornando zumbis também… o que é visto na tela acaba se tornando um terrível pesadelo real.


6. O Pássaro das Plumas de Cristal (1970)

O escritor americano Sam Dalmas (Tony Musante), que vive em Roma, testemunha uma bela mulher sendo atacada por uma figura misteriosa – provavelmente a responsável por vários assassinatos que estão acontecendo na cidade. Como a polícia não resolve o caso, ele parte para investigar os crimes por conta própria.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments