, ,


Os 14 melhores filmes de ficção científica influenciados por 2001: Uma Odisseia no Espaço

Todos os grandes diretores na década de 70, como Spielberg, Lucas, e Ridley Scott alegaram que 2001 foi uma enorme influência sobre suas vidas profissionais. O filme mostrou o que um diretor motivado com uma história brilhante pode fazer.

De TasteofCinema


1. O Computador de Tênis (Robert Butler, 1969)

O estudante Dexter, leva um choque elétrico ao tentar consertar o computador de sua escola. O inesperado acontece e o rapaz passa a ter uma memória enciclopédica. Totalmente surpreso com os seus poderes, Dexter, se mete em uma encrenca ainda maior ao descobrir que o manda-chuva da cidade, que doou o computador para a escola, pode estar envolvido em negócios escusos.


2. Colossus 1980 (Joseph Sargent, 1970)

Durante a guerra fria, os Estados Unidos decide construir um super computador e lhe entregar todo o comando dos sistemas de defesa, inclusive os mísseis nucleares. O computador acaba por desenvolver vontade própria e entra em contato com o computador russo, semelhante a ele. Os dois se unem e, chegam a conclusão de que, para o próprio bem da humanidade, esta deve lhes prestar obediência e evitar assim a auto-destruição. Com o comando das armas nucleares, os computadores conseguem, ao menos aparentemente, triunfo em seus objetivos.


3. THX 1138 (George Lucas, 1971)

O primeiro filme dirigido por George Lucas (de Star Wars) é uma obra psicodélica sobre um futuro asséptico onde a população é forçada a viver em grandes cidades subterrâneas controladas por computadores.
Coisas como o livre arbítrio, religião, desejos e sexo são proibidos. Todos são controlados por drogas que reprimem seus pensamentos e os deixam “dóceis” para fazerem suas funções na sociedade de maneira que não interfira no “equilíbrio” das coisas. Até que o humano THX-1138 (Robert Duvall) com sua parceira desafiam o sistema não apenas para defender seu romance (que é proibido), mas para tentar escapar da cidade subterrânea e viver livres no “mundo de cima”. Não é dificil notar as profundas influências de célebres obras como “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley e “1984” de George Orwell.


4. Solaris (Andrei Tarkovsky, 1972)

Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments