, ,


Existência, Amor, Arte e Filosofia em 25 filmes

Existência, Amor, Arte e Filosofia em 25 filmes

Em ordem cronológica.


1. A Plataforma (Chris Marker, 1962)

O curta-metragem narra a aventura de um sobrevivente da Terceira Guerra Mundial que vive como prisioneiro nos subterrâneos de uma Paris destruída, guardando lembranças de uma infância feliz na superfície, em tempos anteriores à guerra, até que cientistas o escolhem para realizar uma experiência de viagem no tempo.

La-Jetee-11


2. O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963)

Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

brigittebardotlemepris1


3. O Demônio das Onze Horas (Jean-Luc Godard, 1965)

Casado com uma italiana e entediado com sua vida na alta sociedade, o professor espanhol Ferdinand foge em direção ao sul com Marianne, após um cadáver ser encontrado na casa dela. Eles caem na estrada e deixa um rastro de roubos por onde passam.

O-Demonio-das-Onze-Horas-1024x573


4. Persona (Ingmar Bergman, 1966)

Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.

persona-11

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments