, ,


Os 10 Melhores Filmes influenciados por Franz Kafka

Para aqueles que não sabem, Franz Kafka é um dos principais autores do século 20. Seus romances e contos estão cheios de ansiedade, surrealismo e perseguição. Ele usa esses sentimentos para que o leitor se choque com a crueldade no mundo e na sociedade, mas, acima de tudo, pelo homem, que construiu os dois, e que é apresentado como o que ele realmente é: um inseto.

Nesta lista há alguns filmes apenas inspirados pela poética de Kafka (na atmosfera, na construção, nas situações) ou com base em suas obras (por vezes um romance, por vezes, apenas uma frase). Então, vamos começar.

De TasteofCinema


10. Império dos Sonhos (David Lynch, 2008)

Atriz passa a ter sua visão da realidade distorcida ao se apaixonar por ator com quem contracena numa refilmagem de um filme originalmente polonês não concluído – supostamente porque estava amaldiçoado.

Inland Empire


9. De Olhos Bem Fechados (Stanley Kubrick, 1999)

O último e mais ousado filme de Stanley Kubrick são muitas coisas. É uma constrangedora jornada psicossexual. Uma assustadora alucinação. Um grande marco nas carreiras dos astros Tom Cruise e Nicole Kidman. É um “valoroso capítulo final para a carreira de um grande diretor” (Roger Ebert, do Jornal Chicago Sun-Times)Cruise interpreta o doutor William Harford, que é jogado numa aventura erótica que ameaça a seu casamento – e envolvendo-o em um misterioso caso de assassinato – depois que sua esposa (Kidman) admite ter desejos sexuais por outra pessoa. Como a história a caminha entre dúvidas e medo, auto-descobrimento e reconciliação, Kubrick conduz tudo isso com imagens surpreendentes. São características brilhantes que fazem de Kubrick um cineasta inigualável que, nesta obra, manterá todos os olhos bem abertos.

eyes-wide-shut


8. Neblina e Sombras (Woody Allen, 1991)

Allen homenageia o expressionismo alemão na história de um burocrata atrapalhado que se junta a grupo de homens que persegue assassino.

Shadows and Fog


7. Franz Kafka’s It’s a Wonderful Life (Peter Capaldi, 1995)

Enquanto tenta decidir que Gregor Samsa acorde como Kafka’ s, constantemente sendo interrompido por estranhos, barulho de festa, garotas, vestidos e fantasias, e por outras visões estranhas, como num sonho.

Franz Kafka’s It’s a Wonderful Life


6. Videodrome (David Cronenberg, 1984)

Max Renn (James Woods), o dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de uma “snuff”, que seriam cenas de pessoas que eram realmente torturadas e mortas. Inicialmente os sinais pareciam vir da Malásia, mas depois descobre-se que eram gerados em Pittsburgh. Gradativamente Max fica sabendo que esta transmissão se chama Videodrome, que na verdade é muito mais que um mórbido show de televisão. Max começa a sofrer efeitos bizarros e alucinógenos destas transmissões, se vendo no meio das forças que criaram e querem controlar o Videodrome. Mas Max descobre que seu corpo pode ser a última arma que poderá usar contra seus inimigos.

videodrome movie


5. Brazil (Terry Gilliam, 1985)

Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo a permanência na prisão. Neste mundo opressivo Sam acaba se apaixonando por Jill (Kim Greist), uma terrorista.

brazil


4. O Inquilino (Roman Polanski, 1976)

Um polonês aluga um apartamento em um estranho edifício francês, onde passa a ser visto com desconfiança pelos seus vizinhos. Ao descobrir que a última inquilina do apartamento onde mora se suicidara, ele aos poucos passa a ficar obcecado por sua história.

the Tenant


3. À Sombra do Vaticano (Marco Ferreri, 1972)

Homem religioso vai para o Vaticano na tentativa de um encontro particular com papa para lhe fazer uma pergunta. Apartir daí ele é constantemente impedido pela burocracia e pela hierarquia da igreja.

L’udienza


2. O Processo (Orson Welles, 1962)

Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.

The Trial


1. Depois de Horas (Martin Scorsese, 1985)

Logo após ao expediente, um editor de livros conhece e se interessa por uma garota em um café. Marca um encontro com ela, que mora no bairro Nova-yorkino do Soho, mas, no entanto, quando vai buscá-la, uma sucessão de acontecimentos inesperados acaba tornando sua noite a pior de sua vida.

After Hours (1985)

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments