, ,


3 filmes não tão comerciais com Matt Damon que você tem que assistir

3 filmes não tão comerciais com Matt Damon que você tem que assistir

Talvez você conheça Matt Damon por seus filmes comercialmente bem sucedidos – afinal de contas, ele tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e é um dos 50 atores com maior bilheteria em todos os tempos. Mas se tem uma palavra que o define melhor é: inteligente. Não a toa existem relatos de que Damon tem QI na casa dois 160 pontos – o que faria bastante sentido, dado que ele largou a carreira acadêmica em Harvard para investir como ator.

Damon surgiu ao mundo de maneira parecida àquela de Sylvester Stallone. Por mais que este tenha desenvolvido uma extensa carreira de filmes de ação sem muito diálogo, seguramente é um cara inteligente, tanto que foi o roteirista de Rocky, filme que estrelou e que ganhou o Oscar de melhor filme em 1976. Matt Damon também despontou, aparte de outros trabalhos antes de 1997, como roteirista e estrela do próprio trabalho em Gênio Indomável. Partindo disso – e pelo fato de que ele é muito mais do que um ator de ação, decidimos elencar 3 filmes bacanas com Damon. Não iremos ranqueá-los, dado que isso seria muito subjetivo. Menos ainda dar spoilers (revelações sobre o enredo), uma vez que muitos dos leitores não terão visto alguns dos filmes (e eles estão recheados de reviravoltas) e isso estragaria o intuito do artigo. O objetivo aqui é mostrar que ele é um ator extremamente inteligente e versátil – elencamos três filmes nos quais ele sai um pouco do imaginário popular que as pessoas desenvolveram sobre ele – como na trilogia Onze Homens e um Segredo e de Jason Bourne. Sem mais delongas, vamos a eles?

http://giornaleapollo.it/wp-content/uploads/2014/08/good-will-hunting-poster.jpg

Gênio Indomável

Embora Damon tenha feito parte do elenco em Código de Honra (já falaremos dele), o filme que realmente o colocou no mapa dos atores conceituados foi este. Ou seria dos roteiristas? Damon co-escreveu Gênio Indomável com o amigo e também ator Ben Affleck. Após sua atuação no longa, ele recebeu indicações para o Oscar e o Globo de Ouro – além de ter ganho o Oscar, junto de Affleck, para Melhor Roteiro.

O filme, produzido em 1997 mas lançado em janeiro de 1998 no Brasil, conta a história de Will Hunting, um zelador no M.I.T (talvez mais prestigiada faculdade de ciências exatas dos Estados Unidos). Hunting, interpretado por Matt Damon, tem um dom natural para matemática – mas precisará da ajuda de um psicólogo (o genial Robin Williams) para encontrar um rumo na vida.

Código de Honra

Só porque você é aceito não significa que você pertença a um lugar. Com essa tagline, Código de Honra (School Ties) conta a história de preconceito e do fato da solidão não significar apenas estar sem ninguém, mas se sentir sozinho com várias pessoas ao seu redor. David Green, interpretado por Brendan Fraser, é um talentoso quarterback (posição mais importante do futebol americano, que por sua vez é o esporte mais popular nos Estados

Unidos há mais de 30 anos seguidos). Ele é trazido para uma prestigiada (e seleta) escola na década de 1950 – o objetivo desta é finalmente ter um time a altura para vencer os maiores rivais. Mas o problema é que ele não seria muito aceito se descobrissem a verdade: ele é judeu, um tabu na escola tradicionalmente composta por cristãos. Damon interpreta Charlie Dillon, o antagonista principal na história.

Cartas na Mesa

Se você jogou poker nos últimos 15 anos, indiretamente pode ter sido graças a este filme. O longa conta com Damon na pele de Mike McDermott, exímio jogador de poker que após um infortúnio acaba desistindo de viver das cartas para ir à faculdade de Direito. Mas quando um amigo de longa data sai da prisão, tudo muda e ele volta a confrontar seu verdadeiro dom.

Cartas na Mesa, considerado o melhor filme sobre poker, foi um paradigma importante para que o esporte deixasse de ser considerado um jogo de azar para ser pensado como um jogo de habilidade, tal como qualquer outro esporte (dado o dom e a inteligência de Mike nas mesas). Se hoje você vê Neymar Jr estrelando campanhas com o poker de tema principal, tenha certeza que isso só é possível graças ao filme com Damon e Edward Norton.

Seja como for, esta pequena lista prova que Matt Damon é muito mais do que um ator de filmes de ação. E aí, curtiu?

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments