, ,


10 filmes surrealistas que vão mexer com a sua cabeça

10 filmes surrealistas que vão mexer com a sua cabeça

Arte abstrata ou a essência dos pesadelos? Você decide!

Apesar do que algumas pessoas possam dizer, surrealismo não é apenas um termo descritivo que engloba qualquer coisa remotamente estranha, ou avant-garde. Filmes surrealistas não são apenas filmes que tentam usar recursos visuais alucinantes para se deparar com o tão surreal ou alucinatório; eles são filmes que sinceramente adotam a estética surrealista, muitas vezes sendo diretamente influenciados pelo movimento surrealista da próprio década de 1920.

Foi em 1928 que o cineasta Germaine Dulac dirigiu o primeiro filme surrealista: O Seashell E O clérigo. Desde então, o movimento se desenvolveu e expandiu, evoluindo de um pequeno grupo francês à uma comunidade diversificada, multitalentoso de artistas e cineastas.

Um aviso: eles têm uma tendência para mexer com a cabeça de uma pessoa.


10. O Sanatório da Clepsidra (1973)

Zespól Filmowy

Passado no período pré Segunda Guerra. Um homem jovem viaja em um estranho trem para visitar seu pai moribundo em um sanatório. Mas o lugar está em ruinas e traz várias lembranças do passado. Ele é rodeado por soldados, mercenários negros, parentes.


9.Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (2010)

Illuminations Films

Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta e ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final.


8. Sangue de um Poeta (1932)

The Criterion Collection

Um artista sem nome é transportado através de um espelho para outra dimensão, onde ele viaja através de diversos cenários bizarros. História contada em quatro episódios.


7. A Concha e o Clérigo (1928)

Délia Film

Germaine Dulac esforçou-se para procurar na ação do roteiro de Antonin Artaud os pontos harmônicos, ligando-os entre si por ritmos estudados e compostos. Existem duas séries de ritmo. O ritmo da imagem e o ritmo das imagens, ou seja, um gesto deve ter um comprimento correspondente ao valor harmônico da expressão e depender do ritmo que precede ou prossegue: ritmo na imagem. Em seguida ritmo das imagens : montagem da várias harmonias.


6. A Montanha Sagrada (1973)

ABKCO Films

Jodorowsky interpreta o papel do “alquimista”, que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam da bagagem “mundana”, antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ínsula, iniciam a ascensão à Montanha Sagrada, para substituir os Deuses imortais que em segredo dominam o mundo.

Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments