, ,

10 filmes que questionam a importância da humanidade no universo

Fazemos diferença no cosmos?

A humanidade sempre procurou o significado de sua existência. Diferentes pensadores ao longo da história têm procurado estabelecer o ser humano como a manutenção de um status único e significativo no cosmos. Teólogos imaginam que o homem é criado à imagem de Deus, assim ele obtém o seu valor a partir de sua semelhança com um ser perfeito.

Aristóteles argumentou que o homem é único em virtude de seu intelecto, e sugere que o propósito do homem é entender e obter conhecimento, atribuindo importância do homem ao seu propósito único. A ciência moderna promete que a raça humana vai continuar evoluindo, explorando e conquistando o desconhecido.

No entanto, no outro extremo residem aqueles pensadores que afirmam que o valor do homem não pode ser deduzida a priori. Os existencialistas acreditam que o valor ou sentido da existência de uma pessoa não pode ser estabelecida independente de sua própria vida individual, deixando o valor da vida de um indivíduo em suas próprias mãos.

Friederich Nietzsche argumentou que o que um indivíduo faz, e como vive, determina o valor da vida. Algumas almas infelizes ainda acreditam que o homem é nada mais do que um acidente; uma forma de vida que vai acabar tão rápida e silenciosamente como começou, sugerindo que a existência humana não tem nenhuma importância no grande esquema das coisas. Estes filmes exploraram o dilema existencial da velhice, questionando o significado da humanidade

De TasteofCinema

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…

Loading…

Comments

comments