, ,

10 grandes filmes de terror onde a humanidade é o monstro.

“O inferno são os outros”, disse Sartre, e é nesse espirito que muitos filmes de terror encontram suas vozes. Enquanto filmes com demônios e fantasmas dominam o gênero, sempre houve cineastas que renunciaram a ameaças do outro mundo, apresentando inimigos dos quis não podemos escapar: nós mesmos.

Os seguintes filmes listados da TasteofCinema são os 10 melhores nessa categoria, alguns sobrenaturais e outros mortos em seu realismo, mas todos compartilhando um desesperança em relação a condição humana.


1. Anticristo (Lars von Trier, 2009)

Image result for anticristo lars von trier

Escrito na cama por seu diretor numa fase de depressão. Anticristo é um filme que não descreve apenas a doença mental, mas também a canaliza – e com resultados horríveis.

Focando no casal que vai para a floresta após as consequências da morte de seu bebê, o filme emprega todo tipo de simbolismo – alusões bíblicas, raposa falante, pilhas de corpos nus entrelaçados na raiz de uma árvore – para explorar a dor e a raiva de seu caráter, criando um cenário que menos se parece com o mundo físico onde vivemos e mais como uma espécie de pesadelo freudiano.

Lars Von Trier nunca cede à tentação de moralizar as ações de seus personagens. Em vez disso, elas são simplesmente extensões humanas de um universo caótico, respondendo ao desconcerto de suas existências – degradando e destruindo um ao outro por completo.

Temos muito o que temer, sugere Lars Von Trier, talvez mais do que um aos outros. Anticristo pode não ser muito coerente, mas é uma conquista singular, perturbadora de uma maneira que nenhum outro filme conseguiu ser.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…