,

Love

The Velvet Underground será tema de documentário

Todd Haynes dirige o projeto

Prestes a lançar o filme Sem Fôlego (Wonderstruck), seu mais novo trabalho, Todd Haynes (Carol, Não Estou Lá) já anunciou qual é o próximo projeto a integrar sua cultuada filmografia. Homenageado desta edição do Festival de Locarno, o diretor vai receber o Leopardo de Ouro pelo conjunto da obra e confirmou em entrevista à Variety que está desenvolvendo um documentário sobre a lendária banda The Velvet Underground.

Embora a mítica sobre o comportamento e os excessos dos integrantes – principalmente a trinca formada por Lou Reed, John Cale e Nico – seja tão grandiosa quanto à música vanguardista e visceral da banda, não há muito material de arquivo disponível.

Um prato cheio para Haynes, que já declarou que para compensar o fato vai utilizar uma linguagem cinematográfica experimental à la Andy Warhol – célebre criador da ilustração da “capa da banana” do disco de estreia deles – para intercalar com as entrevistas dos integrantes vivos da banda e de pessoas que presenciaram os dias de glória do Velvet Underground & Nico.

Enquanto o documentário não tem título e data de estreia definidos, assista dois ótimos filmes imperdíveis dirigidos por Todd Haynes sobre personalidades do rock para entrar no clima.

O clássico Velvet Goldmine (1998) é livremente inspirado no relacionamento artístico entre David Bowie e Iggy Pop e concorreu à Palma de Ouro de Cannes. Já o genial Não Estou Lá (2007) apresenta as diversas facetas de Bob Dylan interpretadas por um elenco que vai de Cate Blanchett  a Heath Ledger.

Written by Danilo Carbone

Jornalista, cinéfilo e fã de Iggy Pop, Danilo acredita que o cinema e a música são artes complementares capazes de mudar o mundo e as pessoas.