, ,


Documentário brasileiro quer dar voz aos refugiados que vivem aqui

Saiba como ajudar!

Refúgio é um documentário de curta metragem que está sendo produzido por professores e alunos da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), unindo um projeto de extensão de comunicação, o “Próximos Olhares”, e um do curso de Direito, o “Núcleo de estrangeiros na UFES, migrantes e refugiados”.

O projeto visa dar voz aos refugiados que vivem aqui no Brasil, e desconstruir o estereótipo que muitas pessoas ainda têm sobre eles. Segundo a equipe: “Nossa inquietude se dá pelo fato de tantos discursos cercados de preconceitos e de ódio para com essa população. Ficamos muito impressionados quando descobrimos que aqui no Espírito Santo existe um movimento de acolhimento e que muitos vivem ou passam por aqui por variados motivos. O objetivo do filme é dar voz a esses refugiados, oferecer um olhar diferenciado do que estamos acostumados a ouvir por ai, queremos uma ideia positiva, pensar o cotidiano e a rotina deles aqui no estado e assim contemplar todos os que vivem no Brasil.” 

Sendo assim, o documentário será produzido através de financiamento coletivo. Os estudantes iniciaram uma campanha pelo site Catarse e nas redes sociais, buscando atingir o valor de R$ 8.201,00 através de doações, podendo ser de pessoas físicas ou de empresas. As doações feitas serão recompensadas com prêmios, ou seja: quem doa pode ganhar desde ter seus nomes nos créditos até ter uma cópia física do filme! Para contribuir é só acessar o link: www.catarse.me/refugiodoc

Conheça um pouco mais do projeto com esse vídeo:

Written by Rafaela Germano

Feminista e apaixonada por Cinema de Horror. Graduanda em Cinema e Audiovisual, atualmente realizando uma pesquisa sobre a Representação feminina e atribuições de gênero em filmes de vampiro.