, , ,

Love

Quem defende os defensores?

Parceria da Netflix e da Marvel chega ao clímax e estreia hoje!

Hoje, com a estreia dos Defensores, a Netflix concretiza mais um plano da Marvel de expansão do seu universo. Com produção conjunta da ABC Studios quatro anos depois de ser anunciada pela primeira vez.

O interessante é que apesar do nome ser Os Defensores, nos quadrinhos o grupo original que leva essa alcunha é completamente diferente, sendo encabeçado por Namor, Surfista Prateado, Hulk e Dr. Estranho, sendo que os dois últimos já fazem parte do universo cinematográfico da Marvel. Na época os fãs estranharam a formação, o que gerou muita controvérsia e discussão. Questionado na época, o diretor criativo da Marvel, Joe Quesada, respondeu que não seria um problema porque o público geral não conhecia a equipe original. “A ideia foi tomar o conceito e o nome dos Defensores e aplica-los ao universo cinematográfico da Marvel”, disse ao site IGN, em 2015.

Quando lançaram a primeira temporada do Demolidor eles anunciaram seu plano de estabelecer uma série para cada defensor e depois juntarem todos em uma única história. Não se sabia ainda se seria um especial ou de fato outra série, porém o sucesso estrondoso de Demolidor em tempo recorde fez com que fosse confirmada uma segunda temporada e adiantassem o cronograma. Depois deram sequência com as séries já programadas de Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.

Jessica Jones apesar de ser conhecida heroína das HQs, foi representada na série em uma fase específica, onde trabalha como detetive num arco intitulado Alias. Já Luke Cage e Punho de Ferro tiveram suas produções mais próximas do que seriam suas histórias de origem.

Nas HQs dos anos 2000 alguns heróis urbanos fizeram parte do selo Marvel Knights, e desta equipe original o grupo herdou o relacionamento conturbado que certamente vai criar atritos pelas diferentes posturas e filosofias dos personagens. Cada personagem vai trazer coadjuvantes de suas próprias séries, então esta interação pode realmente expandir o universo dos personagens mais do que meramente juntá-los em um especial. Para a ameaça foi escalada uma atriz de peso, Sigourney Weaver. A eterna Ellen Ripley, seu conhecido papel em Alien (1979), vem na figura da líder de uma organização ancestral. Tudo isso acontece com um fator diferenciado desta série, a quantidade de episódios, sendo apenas oito ao invés dos habituais treze.

É fato que a série do Demolidor teve o melhor desenvolvimento e foi a mais aclamada, recebendo as melhores críticas. Jessica Jones, apesar do sucesso, já recebeu algumas críticas menos positivas. Chegando então em Luke Cage e por fim Punho de Ferro, que recebeu a pior avalição de todas, sem agradar muitos fãs e nem a crítica. A situação para estes dois é mais complicada, pois diferente de Demolidor e Jessica Jones que tiveram suas continuações confirmadas e da série do Justiceiro, que garantiu sua produção após o sucesso de sua aparição na segunda temporada de Demolidor, Luke Cage e Punho de Ferro ainda estão com seus futuros incertos.

Então a série dos Defensores tem a difícil tarefa de mostrar que os personagens funcionam juntos como a Marvel fez com seus personagens do cinema. É uma aposta alta e arriscada pois pode catapultar os outros para as suas próximas temporadas, ou até determinar o encerramento das mesmas por onde pararam. Prova disso é que as séries ainda não se ligam diretamente com o universo cinematográfico e nem com a série Agents of Shield.

Apesar das muitas referências, Os Defensores ainda se situam como que num mundo a parte. O sucesso dessa série é muito importante para a continuidade da expansão do universo Marvel na Netflix, basta lembrar que Sense 8 e Marco Polo, duas séries muito queridas e bem trabalhadas que foram canceladas.

Em tempo a Marvel aproveitou o hype da série e lançou uma HQ dos Defensores com o grupo da série e a mesma esgotou em poucos dias, já sendo requisitada uma nova impressão. Agora é curtir uma maratona neste final de semana e torcer para a série emplacar e quem sabe no futuro um crossover com os filmes!! Meu lado fã deseja ver eles lado a lado com os medalhões na luta contra Thanos de Titã!! Sei que não sou o único e não custa nada sonhar, não é mesmo?

Written by Keitarô Urashima

Cinéfilo inveterado, critico, nerd, cineclubista.
Vindo de uma galáxia muito distante após uma longa jornada na Terra Média.
De volta a Batcaverna.