, , ,


7 Filmes para Quem Ama Gastronomia

Preparamos uma lista imperdível de filmes para quem gosta de cozinhar ou para quem não entende muito disso, mas ama comer e sabe apreciar este, que é um dos maiores prazeres da vida!

São 7 filmes deliciosos, que têm como tema central a arte de cozinhar e a paixão pela gastronomia. Com certeza, é a receita certa para emocionar e encher de sabor o seu dia.

Confira!


 

1. Chocolate

Indicado 5 vezes ao Oscar e dirigido pelo sueco Lasse Hallström, o filme narra a história de Vianne Rocher, uma jovem mãe solteira vivida por Juliette Binoche, que chega a uma cidade rural da França juntamente de sua filha de 6 anos. Ali, abre a chocolataria Maya, bem em frente à igreja da cidade, o que faz com que os moradores locais duvidem que o negócio irá durar muito tempo. O desafio da protagonista é conquistar a população com seus deliciosos chocolates.


2. Comer, Rezar, Amar

Adaptação do romance autobiográfico escrito por Elizabeth Gilbert, que se tornou best seller em diversos países do mundo, o filme é estrelado por Julia Roberts, que vive o papel de Elizabeth. Depois de passar por problemas de relacionamento, a protagonista decide largar tudo para viver um ano sabático. Decide passar um ano viajando, numa experiência de autoconhecimento pela Índia, Itália e Bali.


3. Julie & Julia


A nova iorquina Julie Powell, vivida por Merryl Streep, se lança um desafio inusitado: preparar as 524 receitas do livro de Julia Child. A obra foi um sucesso nos Estados Unidos, por popularizar a gastronomia francesa e torná-la acessível à realidade das donas-de-casa americanas na década de 60. O filme conta a história de ambas, Julia e Julie, traçando paralelos entre a vida das duas. Filme que rendeu uma das muitas indicações ao Oscar para Merryl Streep como melhor atriz.


4. Chef

Neste filme, Jon Favreau vive o protagonista Carl, que perde seu emprego em um famoso restaurante de Los Angeles, após uma crítica negativa de um renomado crítico gastonômico. A notícia se espalha rapidamente pela internet e acaba com suas chances de conseguir um novo emprego. Diante da nova situação, Carl compra um trailer e passa a vender comida pelas ruas, reavivando seu interesse pela culinária.


5. Os Sabores do Palácio


A chef Hortense Laborie, protagonizada neste filme por Catherine Frot, vive seu último dia de trabalho em uma cozinha na Antártida, quando um documentarista a questiona sobre seu emprego anterior como cozinheira do Presidente da França, em Paris. O longa se baseia na história de Danièle Deupelch, que foi cozinheira do presidente François Mitterrand, do partido socialista.

 


6. A 100 Passos de um Sonho

Depois de dirigir Chocolate, Lasse Hallström assumiu o desafio de adaptar para o cinema o best-seller A Viagem de 100 Passos, de Richard C. Morais. Produzido por Steven Spielberg, o filme narra a graciosa história de um indiano apaixonado por culinária, Hassan Haji, interpretado por Manish Dayal. O rapaz deixa Mumbai com o pai e os irmãos para morar em uma cidadezinha francesa. Ali, abrem um restaurante indiano bem em frente ao restaurante da conceituada Madame Mallory, vivida por Hellen Mirren. Ambos iniciam, então, uma deliciosa guerra de menus, para disputar os clientes.

 


7. Ratatouille

Oitava animação produzida pela Pixar, foi sucesso de público e crítica, recebendo diversos prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Animação em 2008. Neste filme, Remy é um rato que sonha em se tornar um grande cozinheiro em Paris. Um dia, resolve visitar a cozinha do restaurante do famoso chef Auguste Gusteau, quando conhece Linguini, um atrapalhado ajudante, que não tem muito talendo para cozinhar. Eles fazem, então, uma parceria, e Remy passa a cozinhar escondido sob o chapéu de Linguini, indicando a ele tudo o que deve ser feito.

Written by Mariana Grano

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, trabalhou 5 anos como redatora publicitária e depois mudou de área. Hoje, formada em Direito, trabalha na área jurídica e nas horas vagas faz muitas coisas que gosta, entre elas, ver filmes e séries.