, , , ,


Netflix: Filmes para Quem Cresceu na Década de 90

Uma seleção repleta de saudosismo

Se você, como eu, passou a sua infância nos anos 90, com certeza vai se lembrar com muito saudosismo daquela época!

Ter brincado de bola, de esconde-esconde, pega-pega e polícia-e-ladrão fazem com que a gente se sinta orgulhoso por ter vivido num tempo que ainda dava para criança brincar na rua!

Isso sem falar numa grande variedade de brinquedos como a mola-maluca, o Pogo Bol, o gravador Gradiente, o bichinho virtual e até a famigerada geleca, que melecava os tapetes e carpetes das nossas mães…

A década de 90 foi muito especial, mesmo, tendo inclusive toda uma gama de doces especialmente pensados para a garotada como o chiclete Ping Pong, o chocolate Surpresa e o da Turma da Mônica, a Tortuguita e, é claro, o cigarrinho de chocolate, que simplesmente estampava uma criança fumando na capa, coisa que nem eu entendo como é que passou despercebida tanto tempo pelos nossos pais…

Se crescer na década de 90 foi melhor ou pior que nas demais, não posso afirmar. Mas sem sombra de dúvidas foi, no mínimo, diferente. Uma experiência única, que definitivamente me dá uma certa sensação de que essas novas gerações estão perdendo algo!

Até a TV tinha toda uma programação voltada para a criançada! Eram inúmeros os programas da TV aberta voltados para o público infantil como Carrossel, TV Colosso, Glub-Glub, Castelo Rá-Tim-Bum, Os Trapalhões

Que nem todos os programas eram politicamente corretos, isso lá é bem verdade! Mas a maioria de nós cresceu bem, obrigada.

E a indústria de cinema muito se beneficiou da nossa geração, com filmes que assistimos tantas vezes na sessão da tarde, que acabaram sendo guardados com muito carinho em nossas lembranças.

Pensando nisso, preparei uma lista de filmes repleta de saudosismo pra você. Ah, e todos os títulos você encontra na Netflix! O bom é que não vai nem precisar rebobinar o VHS pra devolver na locadora! 😉

Confira a seguir e compartilhe com quem fez parte da sua infância!

 


1. O Pestinha

Quem não se lembra do Junior, o “garoto problema” do filme O Pestinha? Filme inesquecível, O Pestinha conta a história de Junior, um garoto que já foi devolvido mais de 30 vezes para o orfanato, devido ao seu comportamento incorrigível. É adotado por um casal e acaba deixando um rastro de destruição no caminho: incendeia seu quarto, corta o cabelo de uma menina, coloca um sapo dentro de uma tigela de ponche… Travessuras para dar asas à imaginação até das crianças mais comportadas dos anos 90!


2. Jumanji


Dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji.
Quem viveu na década de 90 com certeza se encantou com a possibilidade de um jogo de tabuleiro encantado, que trazia os elementos do jogo para a vida real. A boa notícia é tem uma sequência do filme prevista para estrear no final de 2017. A é que dificilmente Jumanji sem Robin Williams será Jumanji.


3. Ninguém Segura esse Bebê


Cheio de momentos inesquecíveis, o filme é sobre três malandros que sequestram Bink, um bebê muito fofo, de apenas nove meses. Herdeira de um casal de milionários, a criança se mostra mais esperta que o sequestradores e consegue fugir, engatinhando pela cidade. Uma das cenas mais incríveis é a sequência no jardim zoológico, onde Bink é protegido por um gorila!


4. Olha Quem está Falando

E por falar em filmes sobre bebês… Olha Quem está Falando foi um verdadeiro sucesso, dando origem a uma franquia de filmes (todos disponíveis na Netflix)! John Travolta é James, um motorista de táxi que parece ser o par perfeito para Mollie, mãe solteira vivida por Kirstie Alley. Ele topa a missão de virar babá de Mikey, o bebê de Mollie, que observa tudo que acontece no mundo dos adultos, narrando os acontecimentos de modo cínico e sarcástico.


5. Os Batutinhas

Um clássico da sessão da tarde, Os Batutinhas conta a história do inesquecível romance entre Alfafa e Darla. Depois de ser julgado culpado em uma reunião do Clube dos Homens que Odeiam Mulheres, por ter se apaixonado pela garota, Alfalfa passa a ser perseguido pelos amigos, que se sentem traídos e acabam aprontando as mais divertidas confusões para acabar com o namoro dos dois.
Ele ainda precisa enfrentar um rival, o metido Waldo, que também está interessado em Darla. Numa das cenas mais marcantes do longa, o garoto e seu amigo Batatinha se vestem com roupas de ballet! É, sem dúvida, um dos filmes mais fofos dos anos 90!


6. Abracadabra

Um filme cheio de fantasia e magia Disney, Abracadabra é até hoje um clássico do Dia das Bruxas! Winnie, Sarah e Mary viveram em Salem, no século XVII. Acusadas de feitiçaria, lançam uma maldição antes de serem executadas. Trezentos anos depois, seus espíritos são evocados numa festa de Halloween e elas chegam ao século XX. Agora, elas vão fazer de tudo para garantir sua juventude e imortalidade, mas, para isso, terão que enfrentar três crianças e um gato falante, que estão determinados a acabar com seus planos.


7. Meu Primeiro Amor

Um divertido e comovente filme sobre a chegada à adolescência. Narra um marcante verão na vida da precoce Vada, de 11 anos, uma garota solitária obcecada pela morte, que perdeu a mãe em decorrência de complicações do parto e seu pai é dono de uma agência funerária… O melhor amigo dela é Thomas J, vivido pelo então garoto-prodígio Macaulay Culkin, que definitivamente não podia ficar de fora dessa lista de filmes dos anos 90!


8. Karatê Kid – A Hora da Verdade

O adolescente Daniel se envolve com a ex-namorada de Johny, um mau elemento da escola, e passa a ser atormentado por sua gangue. O que o rival não imaginava é que Daniel teria a ajuda do senhor Miyagi, um veterano japonês, mestre em Karatê. Miyagi resolve instruir o garoto, passando-lhe ensinamentos sobre a arte marcial, preparando-o para autodefesa e também para um importante campeonato. O filme na verdade estreou nos anos 80, mas marcou toda a geração de quem cresceu na década de 90, consagrando-se como um clássico infanto-juvenil.


9. Mudança de Hábito

Este não é precisamente um filme infantil, mas você deve se lembrar que foi uma das maiores comédias da década de 90! É estrelado por Whoopi Goldberg, no papel da cantora Deloris Van Cartier, que vê seu namorado mafioso cometer um homicídio e se esconde em um convento na Califórnia para se proteger. Ali, passa a fazer parte do coral, juntamente das outras freiras, mudando a vida tranquila das irmãs e levando o coro ao estrelato.

Written by Mariana Grano

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, trabalhou 5 anos como redatora publicitária e depois mudou de área. Hoje, formada em Direito, trabalha na área jurídica e nas horas vagas faz muitas coisas que gosta, entre elas, ver filmes e séries.